Vila Vargas está sem profissional de enfermagem em posto de saúde, afirma Madson Valente
07/03/2019 08:32

07/03/2019 08h29 - Por: Assessoria

Contrariando aquilo que determina a portaria 1625/2007 do Ministério da Saúde no que tange à formação da equipe de saúde para atendimento da população, o distrito de Vila Vargas vem sendo prejudicado, já que faz meses que não há enfermeiro no posto de saúde. Para o vereador Madson Valente (DEM) isso representa gravíssimo prejuízo, principalmente para saúde preventiva das mulheres, visto que os profissionais de enfermagem são os responsáveis pelas coletas para exames ginecológicos.

A ausência deste profissional, segundo o vereador Madson Valente, prejudica as consultas de enfermagem, solicitação de exames complementares e também prescrever medicações. O vereador ainda esclarece que este profissional é responsável por ações integradas no posto de saúde, nos domicílios e em outros espaços comunitários para fazer palestras ou mobilizações de conscientização de temas voltados para a conscientização de saúde pública.

"Nossa comunidade possui a melhor estrutura física de posto de saúde da rede municipal, na gestão passada conseguimos reformar o espaço físico, conseguimos gabinete odontológico e ainda um farmacêutico para atender a população na farmácia do posto. Nesta administração perdemos a enfermeira, nos tiraram o dentista do período noturno e só não fecharam o plantão noturno de médico devido a mobilização que fiz na comunidade, caso contrário teriam imposto mais este prejuízo. Incompreensível, ainda mais agora que também pagamos IPTU", isso é inconcebível, conforme Madson Valente.

"Toda importância deste profissional justifica nossa preocupação, por inúmeras vezes manifestei à secretaria resolução para este problema, em uma oportunidade nos garantiram que em outubro passado seria enviado um profissional para atender a comunidade, entretanto tal compromisso não foi cumprido, por isso estarei acionando a comissão de Higiene e Saúde da Câmara Municipal para juntos exigirmos que a prefeitura resolva tal problemática", disse Madson.

Madson cobra profissional de enfermagem em Vila Vargas (Foto: Thiago Morais)