Vereador questiona sobre Funsaud e cobra responsabilidade de governantes
04/06/2019 11:36

04/06/2019 11h33 - Por: Assessoria

Elias Ishy pede atenção de representantes políticos do município para aumentar recursos e melhorar gestão

O vereador Elias Ishy (PT) usou a Tribuna na sessão desta segunda-feira (03) para falar sobre a questão da saúde pública de Dourados. O parlamentar, que é presidente da Comissão do setor, acompanhou a prestação de contas da prefeitura na semana passada, que mostrou que o município tem investido 24% da arrecadação com a pasta, mas enfrenta uma de suas maiores crises, com Hospital da Vida lotado, intervenções judiciais e um déficit mensal de um milhão e meio de reais da Funsaud - Fundação de Serviços de Saúde. "Se a saúde estivesse bem, justificaria, mas a situação é extremamente grave", afirma.

Segundo o relato, os funcionários da entidade estão há mais de dois anos sem o depósito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e quatro anos sem o reajuste salarial. "É um caos que está indo para o abismo e o que a classe política tem feito por isso?", questiona o vereador. Segundo ele, Dourados tem representantes no atual cenário que deveriam ter um olhar especial para a cidade, como os cinco deputados estaduais, o vice-governador e o secretário de saúde do Estado. Para ele, o compromisso principal deve ser o de aumentar os recursos destinados à cidade e, para isso, uma melhor gestão.

Sobre a Funsaud, Ishy enviou um requerimento à prefeitura solicitando informações referentes ao funcionalismo da entidade. O parlamentar tem participado ativamente das reuniões do Conselho e acompanhado as demandas da área. O vereador pediu que fosse encaminhada a relação completa de todos os funcionários concursados da Fundação constando, individualmente: nome; salário; cargo; função desempenhada, além das Pessoas Jurídicas que prestam serviços na área clínica (medicina e enfermagem), detalhando os gastos dos últimos três meses.

Com relação às finanças, o vereador questionou o valor mensal recebido pela Funsaud, suas origens e quanto é gasto com o quadro de funcionários. Ishy quer saber também sobre o FGTS, qual o valor, período e os motivos do não pagamento do benefício, além da previsão de regularização. De acordo com ele, as respostas poderão ajudar nos encaminhamentos do Poder Público.

Elias Ishy usou a tribuna durante a sessão ordinária para questionar  a Funsaud (Foto: Thiago Morais)