Vereador pede universidade indígena na Reserva de Dourados
25/05/2015 08:59

Para O vereador, transformar um sonho em realidade seria uma das maiores conquistas que comunidade indígena teria

A implantação de uma universidade indígena no Brasil é um tema que vem sendo discutido já faz algum tempo no país. O vereador Aguilera de Souza (PSDC), que é pedagogo e professor universitário, é um dos defensores da ideia.

Na sessão da semana passada da Câmara de Dourados, o vereador indicou ao Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a implantação de um polo da Universidade Aberta do Brasil dentro da Reserva Indígena de Dourados.

Um exemplo de êxito foi do polo implantado na cidade de Japorã (MS) neste ano. Aguilera ressalta que é necessário plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola nas aldeias indígenas.

“Precisamos garantir acesso ao ensino superior e explica que a implantação facilitaria o aceso aos indígenas, dando a prioridade ao oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, que ainda não possuem graduação, e oferecer formação continuada àqueles já graduados”, ressaltou o vereador.

Para o vereador essa ideia de transformar um sonho em realidade, seria uma das maiores conquistas que comunidade indígena teria. “Uma universidade dentro da Reserva Indígena seria um grande avanço e importante, porque iria fortalecer as diversidades étnicas cultural do estado, do país, e também de outros povos fora do Brasil com intercâmbios, isto seria um sonho concretizado”, afirma o vereador.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados.

Vereador Aguilera de Souza defende a implantação de uma universidade pública dentro da Reserva Indígena de Dourados (Divulgação)