Vereador Márcio Pudim solicita urgente recolocação de agentes cadastradores nos Cras e retorno de mutirões do Cadúnico
Vereador Marcio Pudim aguarda resposta da prefeitura
Foto: Francielle Grott/CMD
11/04/2023 10:11

O vereador Márcio Pudim (PSDB) apresentou indicação na Câmara de Dourados solicitando que sejam capacitados e remanejados servidores ou aberto processo seletivo para cadastradores do Cadúnico (Cadastro Único), devido à alta demanda de pessoas que necessitam dos serviços dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Além disso, o parlamentar também indicou o retorno imediato dos mutirões de regularização do Cadúnico, com urgência. Segundo o parlamentar, o agendamento para atendimento nos Cras está sendo feito somente para os meses de julho e agosto, “o que tem prejudicado muitos munícipes que necessitam de atendimento imediato”.

O vereador entende que o Cras é a porta de entrada para todo projeto e benefício social do governo, sendo fundamental para a população mais vulnerável, que necessita de serviços como cadastramento no Cadúnico, inscrição em programas sociais, orientação e encaminhamento para serviços de saúde, educação e trabalho, entre outros. “No entanto, a falta de agentes cadastradores tem gerado longas filas de espera e muita frustração para aqueles que buscam assistência”, diz.

"Fizemos um levantamento e constatamos que muitas pessoas estão desistindo de buscar ajuda nos Cras por conta da demora no atendimento. Isso é muito preocupante, pois muitas vezes essas famílias estão passando por dificuldades extremas e não podem esperar tanto tempo para serem atendidas e é nosso dever garantir que a população mais vulnerável tenha acesso a esses serviços de forma ágil e eficiente. A capacitação e remanejamento de servidores, assim como a abertura de processo seletivo para cadastradores do Cadúnico, e o retorno dos mutirões são medidas que podem contribuir para melhorar a situação", afirmou o vereador.

Diante desta realidade, Márcio Pudim indica e solicita à Prefeitura que tome providências urgentes para recolocar agentes cadastradores nos Cras e garantir um atendimento mais ágil e eficiente para a população.