Vereador Marcio Pudim propõe eleição para coordenadores de CEIM’s
Vereador Márcio Pudim defende eleição para escolha de coordenadores de Ceim’s
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
01/09/2022 10:00

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (29) da Câmara de Dourados, o vereador Márcio Pudim (PSDB) utilizou a tribuna para apresentar ao Poder Executivo Municipal proposição dispondo sobre a possibilidade de se instituir eleição direta para coordenadores de CEIM’s (Centros de Educação Infantil Municipal).

Pudim alegou que em conversa com membros do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) e profissionais da área de educação, recebeu a informação de que já há a tratativa junto ao Executivo para democratização da gestão dos CEIM’s, e que a tese é defendida até mesmo por pessoas que fazem parte do Executivo.

“Eu acredito que em breve teremos nesta Casa de Leis uma proposta do próprio Executivo Municipal com a intenção de alterar a legislação que disciplina este tema, para que a escolha dos coordenadores se dê por meio de eleições”, afirmou o vereador. Márcio Pudim observou que a sugestão não é nova e já encontra adeptos entre profissionais da área e membros do sindicato da categoria. “A proposta de eleições para coordenadores de CEIM’s é mais uma tentativa de democratização a respeito do acesso aos cargos de confiança; as eleições, a um só tempo, garantem uma participação ativa da comunidade e dos profissionais que conhecem os problemas particulares da instituição e as pessoas capacitadas para resolvê-los e diminuem a possibilidade de que estes cargos sejam usados para barganhas políticas e acordos que em nada beneficiam a comunidade local que utiliza os serviços do CEIM”, pontuou.

A defesa de Márcio Pudim obteve respaldo de colegas vereadores. Creusimar Barbosa, do União Brasil, por exemplo, elogiou a iniciativa do vereador e revelou que ele mesmo já havia pensado, desde o inicio do mandado, em não só os coordenadores de CEIM’s, como também os de postos de saúde serem alcançados por meio de eleições. “Acho que as eleições possibilitariam a escolha de pessoas capacitadas e preparadas para dirigir um CEIM ou posto de saúde” opinou o vereador Creuzimar.