Vereador Junior visita a Penitenciária de Dourados e exalta cursos profissionalizantes
17/04/2017 07:16

O vereador Junior Rodrigues (PR), em visita à Penitenciária Estadual de Dourados (PED), destacou as oficinas profissionalizantes oferecidas aos detentos. O convite foi realizado pelo diretor-adjunto da penitenciária, Rangel Schveiger.

Junior exaltou como as frentes de trabalho têm levado novas perspectivas de vida para os detentos, garantindo ocupação produtiva e oportunidade de aprenderem uma profissão, o que contribui com a disciplina e o processo de reinserção na sociedade.

Atualmente são 497 reeducandos que trabalham e estudam na penitenciária. Entre as oficinas coordenadas pelo Setor de Trabalho do presídio, está a de marcenaria, onde os internos transformam madeira de demolição em móveis.

A atividade garante remuneração aos custodiados e remição de um dia na pena a cada três de serviços prestados.

No presídio também é encontrada estrutura para capacitação e trabalho nas áreas de costura industrial e serigrafia, onde trabalham 12 detentos. Eles realizam cortes de peças ao acabamento, além de fazer camisetas, calças e sacolas de viagem.

Outra atividade que chamou a atenção de Junior Rodrigues foi a de costuras de bolas, que recebe apoio de empresas parceiras. Os materiais confeccionados são usados em campeonatos do sudoeste e nordeste do Brasil.

A horticultura também é um dos destaques do vereador, pois todas as hortaliças e verduras são para consumo exclusivo dos internos, agregando valor nutricional e capacitação para futura economia familiar. "É muito importante o trabalho que vem sendo realizado na Penitenciaria de Dourados, pois o custodiado sente-se motivado, aprendendo uma profissão que pode mudar sua vida", afirma Junior Rodrigues.

O vereador destacou a parceria da penitenciária com o Senai, oferecendo curso de eletricidade básica residencial. Os detentos também aprendem a construção de cadeiras de fios, lavanderia, produtos de limpeza e higiene e confecções de tijolos ecológicos.

"Os obstáculos enfrentados pelos detentos, após adquirirem liberdade, ainda são muitos. Infelizmente, vê-se que a sociedade, diante da violência e criminalidade, se deixa levar pelo preconceito e acaba adotando uma postura nada humanista, em relação àqueles que acabaram de sair das prisões, mas devemos agir de outra forma, os integrando à sociedade", frisou o vereador.

Junior Rodrigues durante visita à penitenciária-Foto: Divulgação