Vereador Ishy questiona cenário da saúde, vacinação e materiais nas UBS
- Parlamentar quer saber o que a gestão municipal está fazendo para providenciar a melhora nos serviços públicos essenciais -
Foto: Assessoria
25/05/2021 07:57

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou na sessão desta segunda-feira (24) um requerimento para a prefeitura de Dourados, por meio da secretaria de governo e de saúde, solicitando informações referentes às campanhas de vacinação contra Covid-19 e gripe, além das licitações e aquisições de materiais para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O parlamentar questiona qual o cronograma para os próximos meses em relação às duas campanhas de vacinação, com datas e faixas etárias. “Recebemos questionamentos diariamente dos douradenses e estamos tentando buscar alternativas. Essas informações irão contribuir para nossas ações diante da crise sanitária”, afirma.

De acordo com o vacinômetro divulgado pelo Governo do Estado, o município encontra-se em último no ranking de vacinação. Ishy questiona, então, quais motivos levam a esse cenário e o que a gestão municipal está fazendo para providenciar a melhora. Ele também indaga se o município terá condições e efetivo suficientes para atender a demanda, já que a previsão é de um número maior de doses para o segundo semestre. O vereador ainda questionou a possibilidade de um drive-thru ser utilizado durante toda a semana para dar agilidade ao processo.

Quanto aos relatos das UBS que chegam ao mandato, faltam vários materiais, como exemplo álcool em gel, descarpack, luvas, máscaras, testes de glicemia, testes químicos, abocath, scalp, entre outros. Sendo assim, Ishy pede para que, além dos citados, que a prefeitura encaminhe quais outros materiais estão com processos licitatórios abertos e previstos para o ano de 2021 a fim de atender a carência dos postos, bem como relacionar previsão de entregas, quais itens já foram adquiridos, a quantidade disponível e cronograma de distribuição.