Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
A Câmara de Dourados destacou e homenageou personalidades e entidades com atuação em prol da comunidade afrodescendente, na noite desta segunda-feira, 29, em sessão solene para a entrega do Diploma Zumbi dos Palmares. Concebido como um tributo ao líder negro, ícone da luta pela liberdade no país, é conferido anualmente pela Casa de Leis. Também foi realizada a entrega do Prêmio Marçal de Souza Tupã’Y, destinado à produção com a temática indígena.
A professora doutora Elizete de Souza Bernardes, contemplada na área educacional, agradeceu ao vereador Elias Ishy pelo reconhecimento, bem como a Câmara, que abriu as portas a essa pauta. Também deixou registrado o desejo de ver os locais públicos e privados cada vez mais ocupados por pessoas negras e indígenas. “Que possamos aquilombar e aldeizar os nossos espaços”. Ela ainda dedicou a homenagem ao Núcleo de Estudos AfroBrasileiros e Indígenas (NEABI), do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), no qual faz parte.
A pauta antirracista ganhou espaço na Câmara nos últimos anos entre as várias atividades do mandato do vereador Elias Ishy e um dos exemplos deste trabalho é o Decreto Legislativo nº 071/2018, de sua autoria, que instituiu o prêmio, ainda enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos. Mesmo não estando mais nesta função, a luta continua e, em 2021, é para a criação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial no município. “Temos essa dívida histórica”, reconhece o parlamentar.
Ishy lembrou ainda o trabalho ex-vereadora Margarida Gaigher, que criou o Prêmio Marçal de Souza Tupã'Y, que é destinado à pessoa que tenha se destacado na produção jornalística, artística, literária ou científica com temas voltados à problemática indígena. A educadora e jornalista Veronice Lovato Rossato foi reconhecida pela atuação na formação de professores indígenas, já há 36 anos. Ela trabalha na assessoria à produção por meio de livros etnográficos em língua guarani e textos com orientações pedagógicas.
Confira os contemplados nas cinco áreas do “Diploma Zumbi” de 2021:
1 - Cultural - Raissa Sousa Carvalho - SoulRa
Conhecida artisticamente pelo nome SoulRa, é uma jovem de 26 anos de idade, douradense, artista independente, cantora, compositora, designer de moda, bacharela em direito pela UEMS, onde ingressou através do sistema de cotas raciais, pesquisadora e ativista pelos direitos humanos e ambientais.
3 - Social - Associação dos Remanescentes de Quilombos Deziderio Feipe de Oliveira (Arqdez)
A comunidade quilombola cujos direitos foram reconhecidos é formada pelos descendentes de Dezidério Felipe de Oliveira. Nascido em 1867, ele foi escravo e testemunha da abolição da escravatura, em 1888. Na edição do dia 31 de dezembro de 2014 do Diário Oficial da União publicou portaria que "reconhece e declara como terra da Comunidade Remanescente Quilombola de Dezidério Felipe de Oliveira/Picadinha”.
3 - Religioso - Ilê Axé Angola Megemulebaonã
Fundando em junho de 1991 no munícipio de Dourados\MS, o Terreiro de Candomblé Ilê Axé Angola Megemulebaonã está há 28 anos contribuído para a resistência e perpetuação das manifestações culturais, religiosa e ancestrais dos povos negros douradense.
4 - Área Política Naiara da Silva Fonteles - Makota Oyálabaoci
Naiara tem 26 anos, cria da diversidade, acadêmica do curso de Letras na UEMS. É a presidenta do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros – COMAFRO. Conselheira representante de instituição religiosa no conselho municipal da juventude (2019/2021). Coordenadora e idealizadora do evento anual “Noite cultural alusiva ao dia da Consciência Negra”. Membro do centro cultural de valorização e divulgação da cultura afro-brasileira e africana “Quintal de Palmares”.
5 - Educacional - Elizete de Souza Bernardes
Doutora em Linguística. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - (campus Dourados). Atualmente, seus interesses de pesquisa se voltam para os estudos dos discursos sobre a violência do corpo negro e para uma Educação das Relações Étnico-Raciais.