Vereador Ishy cobra prefeitura por fiscalização e autuações sobre queimadas urbanas
Foto: Assessoria
22/04/2021 07:44

O vereador Elias Ishy encaminhou na sessão de segunda-feira, dia 19, uma indicação à prefeitura, com cópia à secretaria de governo, ao Instituto Municipal de Meio Ambiente e à Guarda Municipal, solicitando para que intensifiquem as fiscalizações e autuações sobre as queimadas urbanas. O parlamentar explica que tem recebido constantes relatos e denúncias. 

Nas redes sociais, Ishy publicou fotos e vídeos recebidos demonstrando a preocupação dos moradores com a situação, como no Jardim Santo André, no Oliveira I e ao lado do Residencial Itatinga. Para ele, os moradores contam que é comum os focos de incêndio serem notados mais em horários noturnos, quando há certa carência na fiscalização por parte do Poder Público.

“Infelizmente já estamos acostumados com as queimadas urbanas que incomodam, poluem e destroem matas e vidas. Além de intoxicar quem provoca as chamas, causam inúmeros problemas à vizinhança. Para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios a gravidade é multiplicada principalmente em tempos de pandemia”, expõe no texto citando o artigo: “Queimadas urbanas: crime ambiental e seu potencial de intoxicação em tempos de Covid-19”. 

Em alguns bairros, não se limita somente à queima de folhas nas calçadas e quintais, mas a qualquer lixo acumulado. Além dos seres humanos, o vereador lembra que a flora e fauna (inclusive animais domésticos) sofrem porque são sensíveis à fumaça. “Além de ser crime, é um risco para nossa saúde”, enfatiza. 

O vereador lembra, por fim, que o município possui alguns locais para descarte. 

 

Ecoponto de galhos

 

1 – Rua Honduras, Pq das Nações I, próximo ao túnel de acesso ao bairro – Fone: 3424-9606

2 – Rua Lindalva Ferreira, esquina com a rua Sergio Melgarejo, Parque do Lago II

3 – Rua Projetada 3, esquina com o corredor 2, Fundos da Cohab II (Via Parque)

4 - Rua Bolivar Loureiro Rocha, esquina com a rua Rosa Maria, bairro Nossa Senhora Aparecida

 

Ecoponto de Resíduos Recicláveis

 

Agecold

Rua Pedro Rigotti, 1461 – Fundos do Pq Arnulpho Fioravanti – Fone: 3423-0917

 

Ecoponto de Pneus

Rodovia 163, chácara Trevo, próximo ao trevo da bandeira – Fone: 3411-7154

 

Casos de queimadas podem ser denunciados à Guarda Municipal - chamando 153.

 

Texto/Fonte: Assessoria