Vereador Ishy cita descaso na saúde de Dourados e cobra prefeito
Segundo Ishy, atenção deve começar na base, no atendimento às famílias dos mais diversos bairros
23/03/2023 11:00

O vereador Elias Ishy (PT) tem visitado as unidades de saúde de Dourados, principalmente nas periferias e na Reserva Indígena. Segundo ele, o que se vê é um descaso. Por isso, cobrou do prefeito, Alan Guedes, respostas quanto aos postos, programas, atendimentos odontológicos e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “A atenção deve começar na base, no atendimento às famílias dos mais diversos bairros”, afirma.

Em relação ao horário estendido de funcionamento nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), o parlamentar questiona se o município participa do Programa Saúde na Hora e, em caso negativo, para que a prefeitura explique os motivos. Devido aos problemas quanto aos atendimentos em sábados e domingos, ele quer saber quais unidades atendem em horário diferenciado e, além da UPA, se há estudos para ampliação de atendimento após as 17h e fins de semana.

Em relação à UPA, Ishy solicita que se encaminhe a relação da quantidade de atendimentos realizados nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, dividindo-a por classificação (percentuais verde, vermelho e de pediatria). Além do mais, apontando quantos profissionais atuam por plantão de 12 horas e se esse número é suficiente para atender a demanda.

Uma das grandes reclamações é a falta de insumos, assim como de atendimentos odontológicos. O parlamentar solicita a relação da quantidade de dentistas e os locais de atuação, identificando o número de contratados e concursados. Sobre os atendimentos, quer entender quais os motivos das unidades não estarem prestando o serviço mesmo com o profissional presente, quantos e quais postos ainda utilizam salas de saúde bucal compartilhadas e se a prefeitura de Dourados adquiriu novos instrumentos exclusivos a essa área, com relação à quantidade dos materiais. Em caso de licitações previstas, o parlamentar também pediu o cronograma.

Ishy teve, ainda, acesso ao relatório em resposta a um outro requerimento, feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sems) – Requerimento 370/22 – elencando os postos de saúde que necessitam de reforma e ampliação no município; 11 foram classificados com “prioridade alta para intervenções”: Campo Dourado, Carisma, Guaicurus, Indápolis (distrito), Jóquei Clube, Maracanã, Novo Horizonte, Parque do Lago 2, Vila Formosa (distrito), Vila Índio e Vila São Pedro (distrito).

Dessa forma, o vereador questiona quais unidades já estão com projetos arquitetônicos e orçamentos prontos ou com licitações em andamento/execução e se há previsão para reforma de todos os postos nesta gestão, “onde temos visitado e o que recebemos vai de norte a sul e distritos, por isso, queremos um panorama geral do que a prefeitura tem feito para resolver os problemas. Estamos notando um descaso geral com áreas prioritárias, como educação e saúde, mas não podemos permanecer assim”.