Vereador Elias Ishy questiona infraestrutura de escolas indígenas e abertura de EJA
23/02/2022 12:02

O vereador Elias Ishy encaminhou um requerimento questionando a prefeitura informações referentes à infraestrutura das escolas indígenas do município, solicitando para que também seja realizado um estudo quanto à viabilidade na abertura de salas destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Aldeia Passo Piraju, extensão da Tengatui Marangatu. O documento foi endereçado também às secretarias de Governo e à de Educação solicitando.

O parlamentar quer saber se existe previsão para execução de reformas e para que seja encaminhada a lista das instituições beneficiadas e os respectivos cronogramas. Ishy esteve, recentemente, na Escola "Pa'i Chiquito", na Reserva Indígena Panambizinho, tratando da luta pela permanência da educação naquele local, assegurando às suas crianças o direito da utilização da língua materna no processo de aprendizagem.Segundo constatou, as condições são precárias, o que impede a regularização de seu alvará sanitário, expondo assim toda a comunidade escolar à riscos. “Quais medidas estão tomando para a resolução dos problemas da referida unidade?”, indaga. Uma publicação oficial de 2021 garante o destino de R$1.673.372,22 para a construção de quadra coberta e vestiário na “Pa'i Chiquito”, na Ramão Martins (Jaguapiru), na Araporã e Lacui Roque (Bororó).

Sobre as quadras, Ishy questiona se há previsão para construção de novas, bem como coberturas nas já existentes, a relação e o cronograma. Nas que já foram iniciadas e paralisadas, os motivos da suspensão e quando serão retomadas. “É necessário um olhar especial às políticas de educação indígena, preservando a cultura e as peculiaridades da população”, afirma.

Quanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Aldeia Passo Piraju, o vereador atende a uma solicitação dos moradores, como vem acompanhando, pelo menos, desde 2012, quando por uma indicação de Ishy foi construída uma sala de aula. Em 2019, o parlamentar solicitou uma atenção maior para que chegasse a energia e água nas residências, o que também foi possível e, em 2020, indicou que fossem realizadas reformas na sala de aula, banheiros e parquinho da escola. “Antes de qualquer decisão, nós temos que melhorar esses espaços, mas com muito diálogo com a comunidade e investimento por parte do Poder Público”, finaliza.