Foto: Francielle Grott/CMD
Em um esforço contínuo para promover a transparência e a eficiência na administração pública, o vereador Dr. Diogo Castilho (PSDB) fez requerimento ao prefeito Alan Guedes, com cópias aos secretário de Governo e Gestão Estratégica e de Educação, solicitando informações sobre a oferta de vagas na Rede Municipal de ensino (Reme). “O requerimento tem como objetivo obter informações cruciais sobre a situação da rede municipal de ensino, visando assegurar um acesso adequado à educação para todas as crianças da região”, justifica.
O requerimento, considera o vereador tucano, é um importante passo para garantir transparência e eficiência na administração pública, especialmente no que diz respeito à qualidade e acesso à educação no município de Dourados. “Solicitar informações cruciais sobre a situação da rede municipal de ensino é fundamental para identificar áreas de melhoria e garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e igualdade de oportunidades”, explica.
Dr. Diogo considera que a demanda por vagas na rede municipal de ensino de Dourados tem sido um desafio constante, especialmente para o 1º ano do ensino fundamental, refletindo a preocupação dos pais e responsáveis em garantir a educação de qualidade para seus filhos. “Embora exista oferta de vagas em algumas séries, essa quantidade ainda é insuficiente para suprir a necessidade existente, destacando a importância de políticas de expansão e investimento na educação pública”, salienta o vereador.
“Além disso, a inclusão de alunos com necessidades especiais requer um suporte adequado, incluindo a nomeação e contratação de professores de apoio de educação especial, tema este que já foi objeto de outro requerimento deste vereador, neste ano de 2024”, complementa.
“Espera-se que as autoridades responsáveis, incluindo o prefeito, forneçam as informações solicitadas de forma abrangente e transparente. Essas respostas serão essenciais para orientar medidas que visam aprimorar o sistema educacional municipal e garantir o acesso equitativo à educação para todas as crianças de Dourados”, conclui Dr. Diogo Castilho.