Vereador Dr. Diogo apresenta diversas solicitações de melhorias ao município
Drº Diogo encaminhou indicações ao Executivo
Foto: Valdenir Rodrigues
23/02/2021 11:08

Atento aos problemas existentes em Dourados, o vereador Dr. Diogo Castilho (DEM) apresentou na sessão desta semana da Câmara de Dourados três indicações à Prefeitura de Dourados, sendo uma voltada para a saúde, e outras duas de cascalhamento em distrito e limpeza do cemitério municipal Santo Antônio de Pádua.

As solicitações foram endereçadas aos secretários municipais Henrique Sartori (Governo e Gestão Estratégica), Frederico Weissinger (Saúde), Romualdo Diniz (Serviços Urbanos) e Luís Gustavo Casarin (Obras Públicas).

O parlamentar pede que na unidade básica de saúde Ramão Vieira, na Vila Cachoeirinha, o prédio seja reformado, os aparelhos de ar-condicionado passem por manutenção, e ainda sejam adquiridos computadores, roçadas e entregas de insumos e EPI’s (Equipamento de Proteção Individual). A indicação abrange também a Seleta do Jardim Flórida.

Segundo Dr. Diogo, “É chocante a situação de abandono dos postos de saúde do nosso município. A começar pelo posto da Vila Cachoeirinha, que nem coordenador tem. Além de atender os pacientes, as enfermeiras precisam gerir o local”, destaca o vereador.

Conforme o vereador, nos postos de saúde mencionados, não há computadores, dificultando a inclusão dos pacientes no programa SISREG. “Além disso, faltam aparelhos de telefone. Quando são marcadas consultas ou exames, os enfermeiros são obrigados a deslocarem-se até a casa dos pacientes para avisá-los dos agendamentos. Tal atitude demanda muito tempo, o que atrasa os demais serviços a serem desenvolvidos pela equipe. No Posto da Seleta também não há telefones, assim, com a impossibilidade de contato telefônico, filhos e cuidadores de idosos precisam ir até a unidade rotineiramente para informarem-se sobre datas de vacinação e disponibilidade de vacinas”, argumenta ainda o parlamentar.

Diogo Castilho relata que nas unidades da Vila Cachoeirinha e Vila Hilda há rachaduras que permeiam paredes em toda sua extensão, infiltrações nas salas de atendimento, mofo nos ambientes e até falta de lâmpadas. Outro problema é o mato que está por toda parte, o que gera aparição dos mosquitos da dengue. Como se não bastasse, não há materiais essenciais para a segurança dos trabalhadores e pacientes, como luvas, máscaras, tocas, jalecos e demais EPI´s.

SERVIÇOS

Por fim, ainda durante a sessão, o vereador também solicitou ação de cascalhamento patrolamento das estradas rurais do distrito Verde, na região do Potreirito. Também foi solicitado que o cemitério público de Dourados passe por limpeza. Lá, o mato tomou conta e em alguns casos, não é possível se quer visualizar as sepulturas.