Vereador Braz Melo demonstra preocupação com trabalhadores da usina São Fernando
07/06/2017 12:43

07/06/2017 12h42 - Por: Da assessoria parlamentar

O vereador Braz Melo (PSC) explanou sobre a situação da Usina São Fernando durante sessão da Câmara de Dourados, nesta segunda-feira (5). Ele lembrou que a usina está em ‘vias de decretação de falência’, em razão de dívidas com bancos, que ultrapassam R$ 1,3 bilhão. O grupo contribui com cerca de dois mil empregos diretos e, pelo menos, quatro mil indiretos para o município.

Braz ressaltou que a usina é de grande importância para Dourados, pois "além dos empregos que são gerados, direta e indiretamente, também ajuda na injeção de valores no comércio da cidade". Ele está preocupado com a situação que o fechamento da usina poderá causar às famílias dos trabalhadores que dependem deste emprego. "Essa condição não deve ser desprezada em tempos de crise, ainda com o desemprego, que está aumentando no país", afirma o vereador.

Em reunião entre os bancos credores e a Usina São Fernando foi proposta a realização de um leilão da empresa para possibilitar a quitação dos débitos, mas a ideia foi rejeitada pelos bancos estatais, já que o acerto prévio com um possível comprador tornaria mais fácil o processo.

Braz, conforme levantamento de informações, apontou que o impasse deverá ser resolvido na justiça, correndo o risco de ser decretada a falência da usina, o que pode causar um dano financeiro às famílias que dependem economicamente da São Fernando. Mas enquanto o impasse não é solucionado, a usina continua operando, sem pagar fornecedores e bancos, com aproximadamente 1,2 mil funcionários.

A proposta de criação de uma UPI (Unidade de Produção Isolada) para gerir o complexo sucroenergético da Usina São Fernando foi rejeitada pelo Banco do Brasil e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), juntamente com a proposta de recuperação judicial do grupo que opera na divisa de Dourados com Laguna Caarapã.

Dos débitos da usina, R$ 530 milhões são devidos aos bancos e o restante a fornecedores que estão sem receber.

Sobre o leilão, Braz apontou que duas empresas mostraram interesse na compra, porém nada ainda foi efetuado.

Braz comentando sobre a situação da usina São Fernando durante sessão (Foto: Divulgação)