Título de Cidadão Douradense reconhece dedicação de Olácio Komori à agroecologia, diz Ishy
15/12/2015 07:55

Em sessão solene, o vereador Elias Ishy entregou a Olácio Komori o título de Cidadão Douradense, concedido pela Câmara Municipal em reconhecimento à importante contribuição ao desenvolvimento da agroecologia no Estado e em Dourados

Em sessão solene, dia 10, o vereador Elias Ishy (PT) entregou a Olácio Komori o título de Cidadão Douradense, concedido pela Câmara Municipal em reconhecimento à importante contribuição ao desenvolvimento da agroecologia no Estado e em Dourados.

“Nos últimos anos, Olácio Komori não tem medido esforços para difundir e fortalecer a agroecologia em nosso Estado e na região da Grande Dourados, com diversas ações visando promover a produção e a comercialização de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e aditivos químicos”, justifica Ishy, observando que “Olácio demonstra uma visão empreendedora que vai além do município em que está radicado, agregando diversos parceiros e agricultores agroecológicos de toda a região na fundação da Apoms (Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul) e da Cresol-MS, primeira cooperativa de crédito dedicada à Agricultura Familiar em MS”.

Olácio Komori é agricultor agroecológico radicado em Glória de Dourados. Graduado em Ciências Biológicas pela Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em 2005, cursou também Especialização em Agroecologia na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). No ano 2000, em conjunto com um grupo de produtores de café orgânico, Komori fundou a Apoms, que visa promover uma agricultura sustentável, baseada na agroecologia e no fortalecimento das relações de solidariedade, das quais participam cerca de 170 famílias de diversas regiões do Estado, que trabalham na produção de produtos com certificação. Em outubro de 2015, participou efetivamente da fundação da Cresol-MS, primeira cooperativa de crédito no Estado a se dedicar à agricultura familiar, oferecendo produtos diferenciados, desenvolvimento e inclusão social aos associados, que são os donos, beneficiários e fornecedores da cooperativa.

Ishy ressaltou também a importante atuação de Komori como articulador da Agroecologia em todo o Estado, buscando a integração de produtores de orgânicos e da agricultura familiar, contribuindo de maneira efetiva para o fortalecimento da região como polo produtor de alimentos saudáveis.

Ao agradecer pelo título de Cidadão Douradense, Olácio Komori afirmou que a honraria vem ratificar o sentimento que sempre nutriu pelo município de Dourados, e que gostaria de dedicar a todos os seus parceiros e colaboradores na luta incansável do dia a dia em prol da Agroecologia.

Elias Ishy ressalta que atuação de Olácio Komori como articulador da Agroecologia integra produtores orgânicos de todo MS (Foto: Thiago Morais/CMD)

Texto/Fonte:

Informativo da Câmara

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Câmara Municipal de Dourados.