Silas Zanata consegue doação de resíduo de fresa de asfalto para atender os distritos de Indápolis, Vila Formosa e Macaúba
13/06/2018 11:53

13/06/2018 11h51 - Por: Assessoria

O vereador Silas Zanata (PPS) conseguiu junto à empresa CCR MS Via a doação de 1.500m² de resíduo de fresa de asfalto para atender os distritos de Indápolis, Vila Formosa e Macaúba. A solicitação foi feita pelo vereador através de ofício em maio deste ano, endereçado ao engenheiro e responsável pela área de Relações Institucionais da CCR MS Via, Claudeir Mata, que enviou resposta cedendo o material para atender aos distritos e a associação Nipônica.

Segundo o parlamentar, esse material será usado para beneficiar os distritos, porém nem todas as ruas serão atendidas, apenas as de maior trafegabilidade e principalmente as que estão com muitos buracos. "A técnica de reutilização do material fresado apresenta-se como alternativa econômica e ambiental, onde pode ser incorporado ao solo em camadas de base e sub-base de pavimentos evitando desperdício de material e contribuindo pra melhoria de resistência dessas camadas", explicou o vereador.

Ele falou ainda que para a utilização é preciso assegurar que suas características físicas e mecânicas sejam semelhantes às dos materiais convencionais utilizados nas camadas que tem como objetivo principal a incorporação com o solo local, as cidades que ainda existem vias urbanas a serem pavimentadas a procura de materiais alternativos vem sendo bastante estudada por vários pesquisadores na tentativa de reduzir o custo da pavimentação urbana.

O material é um tipo de resíduo que não possui uma destinação correta, acumulando nos depósitos de empresas que realizam este tipo de serviço. Para o procedimento de fresagem é necessária a retirada do revestimento deteriorado para aplicação de um novo revestimento.

A fresa é composta basicamente por um concreto betuminoso com agregados e cimento asfáltico de petróleo (CAP). Este estudo teve como objetivo analisar a utilização de material proveniente de fresagem na composição da estrutura de pavimentos flexíveis. Os resultados mostraram um bom ganho de resistência do solo local viabilizando a utilização da mistura.

Segundo o vereador o material será usado para beneficiar os distritos / Foto: Thiago Morais