Silas pede ordenação do trânsito no trevo da MS-156 que dá acesso a bairros
27/01/2017 09:13

O vereador Silas Zanata (PPS) solicitou da Agetran (Agência de Trânsito de Dourados) um sistema de moderação de tráfego com foco na segurança do pedestre para garantir mais segurança na MS 156, no cruzamento de acesso à rua Maria Alves da Silva (antiga G-17). A solicitação foi feita por ofício ao diretor da Agetran, Carlos Fabio dos Santos.

Para verificar o problema o vereador convidou o diretor para uma vistoria ao local. Os dois discutiram no local as melhores estratégias para a segurança das pessoas que usam aquele cruzamento. Silas pediu a construção de dois sistemas de moderação de velocidade (semáforo ou quebra-molas), os chamados de ‘Traffic calming’ e ainda passarela com grade no canteiro central da rodovia.

Essa travessia, que dá acesso aos bairros Harrison de Figueiredo e Jardim Guaicurus, ao CEIM Pedro da Silva Mota, à Escola Maria da Conceição Angélica, ao Posto de Saúde no Jardim Guaicurus e ainda à pista de treinamento do Detran. A MS-156 liga a cidade ao Distrito Industrial. "Essa região é muito movimentada, principalmente nos horários de saída e retorno das pessoas do trabalho", lembra Silas.

"Tenho uma grande preocupação com a segurança das pessoas ao atravessar a MS-156 nessa região. Há um fluxo muito grande de veículos no local por conta dos bairros e a infraestrutura instalada. É importante lembrar ainda que essa região está em franco desenvolvimento, com criação de novos bairros e construção de moradias populares", diz Silas.

A implantação de passarelas, um conjunto de semáforos ou outro tipo de redutor de velocidade é fundamental, segundo o vereador, para ordenar o trânsito no local garantindo a segurança que os pedestres precisam para fazer a travessia com segurança diariamente. "Na verdade o que estamos defendendo é o ordenamento do trânsito no local", acrescenta Silas.

Outras regiões

Silas também solicitou da Agetran estudos para melhorar a sinalização na Rua Coronel Ponciano, em frete ao hipermercado Assai e também na região da UPA. O vereador também pediu pintura de faixas e quebra-molas nas imediações de escolas e CEIMs na cidade e nos distritos.

"Com a aproximação do início do ano letivo precisamos melhorar a segurança nas imediações dos estabelecimentos de ensino. Temos verificado deficiência na sinalização nesses locais, o que pode prejudicar a segurança de pais e alunos e também de outros pedestres. O atendimento a essa demanda atende uma demanda que temos recebido da população", afirma Silas.

Vereador Silas com o diretor da Agetran, Carlos Fábio, na MS-156, acesso a dois bairros e vários equipamentos públicos. (Foto: Divulgação).