Sessão solene da Câmara celebra 26 anos da Guarda Municipal de Dourados
- Em solenidade proposta pelo vereador Olavo Sul, também membro da GMD, 45 homenagens foram prestadas aguardas, da ativa, aposentados e já falecidos –
Dezenas de membros da Guarda Municipal foram homenageados na Câmara de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
31/10/2022 11:37

A Câmara Municipal realizou sessão solene na noite de sexta-feira (28) para homenagear a Guarda Municipal de Dourados pelos 26 anos de criação da instituição. A solenidade foi proposição do vereador Olavo Sul, do MDB, que também é membro da corporação.

Em sua fala, o vereador disse ser grato em fazer parte da Guarda Municipal de Dourados, ter participado desde o início da trajetória e crescimento da instituição. “Hoje, estar vereador, representando a instituição no legislativo municipal, me dá orgulho maior ainda. Agradeço a Deus por nos proporcionar esse momento tão importante, homenageando os colegas de farda, bem como aqueles que já partiram, mas que em memória está em nossos corações”, disse Olavo Sul.

A solenidade contou com as presenças de várias autoridades, entre elas o presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB) e o prefeito Alan Guedes (PP) e a comandante da GMD, Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento. Todos usaram da palavra e destacaram a atuação da Guarda Municipal em defesa do patrimônio público e também no apoio aos demais organismos de segurança pública. O guarda municipal Daniel Alves dos Santos falou em nome dos homenageados.

A GUARDA

A Guarda Municipal de Dourados foi criada em 15 de dezembro de 1995, através da Lei Complementar Municipal nº 2029. O efetivo da GMD é composto por quatro turmas efetivadas após concurso público de provas e títulos, formadas nos anos de 1996, com 62 integrantes; em 2000, com 63 integrantes; em 2008, com 28 integrantes e em 2019, com 93 integrantes, sendo que 75% foram de guardas masculinos e 25% de femininos. Atualmente o quadro de servidores da GMD é de 184 membros.

Nesses 26 anos de Guarda Municipal de Dourados, diversos servidores de várias instituições comandaram a instituição, tanto das forças armadas, quanto das instituições de segurança pública. Atualmente a Guarda Municipal é comandada pela GM Supervisora Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento.

Os trabalhos realizados pela GMD são norteados principalmente pelo Artigo 8º da Constituição Federal e pela Lei Federal nº 13.022 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), o Código de Trânsito Brasileiro, entre outras. A Guarda Municipal de Dourados tem como principais ações a ronda escolar motorizada, a guarda municipal ambiental, ações de defesa civil, fiscalização de trânsito e ainda a atende diversos delitos por meio de solicitações pelos telefones 153 e 199, tais como violência doméstica, perturbação do sossego, vias de fato, roubos e furtos, aglomerações e desrespeitos aos decretos municipais, entre outros.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD