Servidor “sangue bom”: Câmara organiza mutirão de doação de sangue
Legislativo antecipa comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue
Foto: Matheus Teixeira/CMD
21/11/2023 11:05

Antecipando as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, que ocorre anualmente em 25 de novembro, os servidores da Câmara Municipal de Dourados estão indo à Hemorrede do Estado do Mato Grosso do Sul (Rede Hemosul MS), hoje (21) e amanhã (22), para fazer suas doações. Os homens podem doar a cada dois meses (com limite de quatro doações anuais) e as mulheres a cada três (máximo de três doações ao ano).

A campanha de doação por parte dos servidores públicos é organizada pela Escola do Legislativo Professor Wilson Valentim Biasotto (Eled), em uma iniciativa proposta por Aurelio da Silva Alencar, intérprete de Libras, que doou hoje – como faz desde 1990. A intenção é de que se torne um programa permanente para estimular os colaboradores da Casa de Leis e a população em geral a rotineiramente doar sangue.

O presidente da Eled, vereador Sergio Nogueira (PSDB), doa sangue há 40 anos, além de ser cadastrado como doador de medula e se declarar doador de órgãos e tecidos. Também compareceu hoje para colaborar, afinal acredita na força do engajamento… “É possível, através dessa ação, reverberar a importância de salvar vidas, uma vez que vereadores e servidores precisam ser exemplo para a população, incentivar pessoas”, declara o parlamentar.

Feliz com a atitude dos servidores, Márcia Regina Tinós, gerente da Hemosul em Dourados, agradece à Câmara. Para ela, a ação voluntária “é de extrema importância”, uma vez que abastece o estoque do hemocentro, cujas bolsas são destinadas diariamente para pacientes de hospitais de Dourados e de dez cidades da região. “Precisamos de doações constantemente, porque nossos hemocomponentes [concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado] possuem data de validade”.

Marise Aparecida Bianchi Maciel é 1ª servidora a doar (Foto: Matheus Teixeira/CMD)

Doe você também! – A unidade de Dourados da Rede Hemosul MS fica na Rua Waldomiro de Souza, 295. As doações podem ser feitas: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h30; às terças e quintas, das 7h às 11h30 e entre 13h e 17h; no último sábado de cada mês, das 7h às 12h. Excepcionalmente neste sábado (25) será possível doar até as 15h.

Todas as tipagens sanguíneas são demandadas; atualmente, principalmente O- (doador universal) e O+, de acordo com Tinós.

Quem pode doar?

Conforme o Ministério da Saúde, para ser doador de sangue é preciso pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos – os menores devem seu autorizados por seus responsáveis; os idosos só podem doar se a primeira doação tiver sido feita antes dos 60.

Quando for doar, é preciso ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e evitar o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação (observação: caso tenha almoçado, esperar pelo menos duas horas). Quem fuma precisa de um intervalo sem fumar, de pelo menos duas horas antes e após a doação.

Quem fica temporariamente impedido de doar?

Não podem doar sangue por determinados períodos:

– Grávidas (impedidas durante toda a gestação);

– Mães que estejam no primeiro ano de amamentação;

– Quem recentemente fez tatuagem, maquiagem definitiva ou colocou piercing (precisa aguardar entre seis meses e um ano);

– Pessoas que usam determinados medicamentos e/ou passaram por cirurgias (devem consultar o hemocentro);

– Que fez procedimentos estéticos (varia de 24 horas a um ano; consultar o hemocentro);

– Pessoas com gripe ou resfriado (precisam aguardar pelo menos 15 dias após o fim dos sintomas);

– Quem passou por endoscopia ou colonoscopia (aguardar seis meses);

– Quem teve dengue (aguardar 30 dias após a cura da dengue comum; em caso de dengue hemorrágica, esperar seis meses de recuperação);

– Quem teve malária, exceto por Plasmodium malariae (aguardar um ano após a cura);

– Quem teve tuberculose (aguardar cinco anos após a cura);

– Vacinados recentemente (varia de 48 horas a um ano; consultar o hemocentro);

– Usuários de drogas ilícitas não injetáveis;

– Demais critérios averiguados durante a pré-triagem e a triagem clínica.

Fontes: Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo (USP) e Rede Hemosul MS.

Quem não pode doar?

Não podem doar sangue definitivamente:

– Pessoas que vivem com HIV;

– Quem tem/teve hepatite após os 11 anos de idade;

– Quem tem problemas de coagulação, como trombose, doença falciforme ou talassemia;

– Quem usa insulina por ter diabetes;

– Quem tem/teve malária por Plasmodium malariae, câncer, Doença de Chagas ou sífilis;

– Histórico de outras doenças impeditivas;

– Usuários de drogas ilícitas injetáveis ou quem compartilha seringas.

Fontes: Ministério da Saúde, USP e Rede Hemosul MS.

Parte dos servidores que doaram sangue hoje (Foto: Matheus Teixeira/CMD)

Texto/Fonte: Assessoria/CMD