Serviço 188 contra suicídio está ativo em Dourados, anuncia Daniela
16/10/2017 06:16

16/10/2017 06h13 - Por: Assessoria

Está ativo desde o dia 30 de setembro, o serviço telefônico 188 do Centro de Valorização a Vida (CVV) em Dourados e demais cidades de Mato Grosso do Sul. As ligações são totalmente gratuitas. A vereadora Daniela Hall (PSD), que tem o combate ao suicídio como uma das principais bandeiras de luta, ressaltou a importância do atendimento. "O CVV é uma entidade independente e sem fins lucrativos que oferece o serviço de prevenção do suicídio e apoio emocional gratuitamente e de forma sigilosa há 55 anos. É uma importante ferramenta para pessoas desabafarem e serem orientadas diariamente, além de manterem o anonimato. Muitas vidas poderão ser salvas com o acesso a esse tão importante serviço reconhecido em todo o Brasil", destaca.

Segundo Daniela, com a implantação do serviço 188, serão dois atendimentos disponibilizados em Mato Grosso do Sul. O primeiro é do Grupo Amor e Vida GAV - 141 (ligação paga) e o segundo é do Centro de Valorização à Vida que passa atender com o número 188, sendo gratuito em todo o Estado.

**Sem serviço **

Destaque no ranking de suicídio no Brasil, a cidade de Dourados não tinha, até o anuncio do serviço 188, nenhum atendimento de apoio emocional e prevenção do autoextermínio, via ligação. A entidade GAV, que atendia de forma gratuita na cidade através do Centro de Valorização da Vida (CVV) fechou as portas em 2010 por falta de incentivos públicos.

Daniela alertou o município sobre o problema, assim como também entrou em contato com o Ministério da Saúde que garantiu o serviço para o Estado. "Fiquei muito feliz com a resposta da União em atender nosso Estado para um serviço tão importante. Espero que seja bem aproveitado em Dourados e que nunca mais precise fechar as portas por falta de incentivo. Estaremos acompanhando e fiscalizando", destaca.

**Rede Integrada **

A vereadora Daniela também vem pedindo para a Prefeitura de Dourados um protocolo de alerta nas equipes de Saúde da Família para identificar adolescentes em situação de depressão ou vulneráveis a grupos suicidas para encaminhar para atendimento especializado.

Daniela sugere que a prefeitura avalie a possibilidade de contratar psicólogos, com aval do Ministério Público, para treinar equipes e elaborar uma grande rede integrada na Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esportes. Também vem se colocando a disposição para ajudar a implantar um centro especializado em atendimento psicológico em Dourados, se a administração municipal entender como necessário. "Entendo que temos que prevenir tragédias em nossa cidade e não ficar esperando que elas aconteçam para só depois tomarmos uma iniciativa. Temos que levar informações aos pais e criar maneiras de tratar a depressão das pessoas que está destruindo vidas. Nossa gente merece um atendimento especializado e de qualidade", explica Daniela.

Daniela comemora ativação de número contra o suicídio / Foto: Divulgação