Sergio Nogueira solicita serviços para o distrito de Itahum e atendimentos são feitos pela prefeitura
25/09/2017 07:28

25/09/2017 07h23 - Por: Assessoria

Em visita ao Assentamento Amparo, no distrito de Itahum, o vereador Sergio Nogueira (PSDB) recebeu vários pedidos dos assentados com relação a infraestrutura, saúde e segurança que estão precárias. Para reivindicar junto à comunidade, o parlamentar encaminhou requerimentos à prefeitura municipal solicitando os serviços e, em resposta, o Poder Executivo informou que já iniciou os atendimentos conforme as demandas.

Em um dos requerimentos o vereador solicitou a cedência de um carro para as visitas dos agentes comunitários de saúde, o conserto de duas motos que os agentes comunitários fazem as visitas, a efetivação das agentes comunitárias de saúde do assentamento que já possuem concurso e a disponibilização de receituários e material de escritório para o Posto de Saúde da Família.

Diante do exposto, a secretaria municipal de Saúde, através de ofício, informou que procederá com a disponibilização do veículo mediante solicitação do responsável da unidade. Quanto às motos, as mesmas já foram encaminhadas para conserto. Já a questão da disponibilização de materiais de escritório, faz-se necessário aguarda a publicação da ata de registro de preço, para posterior trâmite de licitação.

Sergio Nogueira ainda pediu informações sobre a possibilidade de instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro do Assentamento Amparo ou a visita periódica de um agente comunitário de saúde nos sítios do assentamento para atender as necessidades dos moradores, que não possuem este tipo de atendimento e precisam com urgência.

O governo municipal, em resposta ao requerimento, explicou que, conforme a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, não há justificativa para a construção de UBS no local. No tocante às visitas dos agentes, a secretaria de Saúde esclarece que mantém um funcionário para este fim, porém o meio de locomoção encontra-se na oficina para conserto. Foi informado ainda, que a UBS de Itahum possui uma ambulância para atender todo o distrito nos casos de urgência.

"O nosso intuito é intermediar as demandas da população do distrito de Itahum e, no caso específico, do Assentamento Amparo, junto ao Poder Executivo. Entendemos que a comunidade necessita que estes serviços sejam atendidos com urgência e, muito nos anima, a prefeitura responder de forma positiva para que a demanda seja sanada", menciona o vereador do PSDB.

Transporte no Assentamento Amparo

Em outro requerimento, Sergio Nogueira solicitou informações sobre o retorno do ônibus circular que atendia os moradores do Assentamento Amparo. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), mediante ofício, comunicou que "a extensão Itahum/Amparo deixou de fazer a cobertura deste trecho, pelo fato de não haver passageiros que ocupam essas linhas constantemente, causando assim uma desproporcionalidade no Índice de Passageiros por KM (IPK) causando um aumento razoável ao equilíbrio financeiro do transporte".

"Durante a visita recebi a reclamação dos assentados quanto à falta do ônibus circular que atendia os moradores, trazendo-os para Dourados para fazerem compras e demais necessidades. É necessário que o ônibus passe, pelo menos, duas vezes por mês. Vamos verificar junto à Agetran essa possibilidade", enfatiza o vereador Sergio Nogueira.

Vereador Sergio Nogueira durante visita ao Centro de Saúde do Distrito de Itahum / Foto: Assessoria