Sergio Nogueira pede informações sobre denúncia de recebimento de lixo no aterro sanitário de Dourados por outras cidades
25/10/2017 06:24

25/10/2017 06h22 - Por: Assessoria

Ao receber inúmeras denúncias dos moradores de Dourados quanto ao recebimento de lixo de outras cidades no aterro sanitário municipal, o vereador Sergio Nogueira (PSDB) encaminhou requerimento à prefeitura solicitando informações sobre o caso. Em resposta, a prefeitura informou que foi realizada somente a pesagem do lixo no local, mas que o depósito foi efetuado no aterro particular, que fica localizado em frente ao municipal.

Atento ao pedido da comunidade requerente, o vereador questionou qual seria o benefício em receber lixo de cidades vizinhas, sabendo que o aterro tem uma vida útil e, ao receber lixo de outras localidades, essa vida será reduzida. Para justificar, a secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur), esclareceu que "pelo fato do aterro particular ainda não possuir balança, houve apenas pesagem como cortesia a empresa prestadora de serviços".

"O trabalho do vereador é fiscalizar. Como recebemos denúncia, a qual foi inclusive noticiada em reportagem na televisão de que o lixo de Maracaju estaria vindo para Dourados, decidimos solicitar informações para averiguar o fato", menciona Sergio Nogueira.

Coleta Seletiva

Na oportunidade, o vereador do PSDB solicitou informações acerca de quais bairros ou regiões da cidade estão sendo atendidos pela coleta seletiva de lixo e se existe algum programa ou projeto que instrua as crianças nas escolas municipais acerca da importância da reciclagem do lixo e da coleta seletiva.

No ofício encaminhado, o Poder Executivo relatou que a coleta seletiva é realizada em 35 locais, sendo que não é feita em todos os bairros em totalidade. O lixo coletado é enviado à Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold). Quanto ao programa de instrução às crianças, foi informado que está sendo elaborada uma cartilha de orientação ambiental para ser distribuída no âmbito escolar pela empresa prestadora de serviço de recolhimento de lixo da cidade.

"Nos preocupamos com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com a nossa Dourados. Nosso papel é fiscalizar e indicar, de forma prática, ações que visem trazer resultados mais positivos para o futuro da nossa cidade e, consequentemente, para o planeta", enfatiza Sergio Nogueira.

Vereador Sergio Nogueira usa tribuna para solicitar informações sobre a coleta seletiva do lixo em Dourados / Foto: Eder Gonçalves