Sergio Nogueira pede inclusão de pessoas com deficiência na prioridade para a vacina contra Covid-19
Sergio Nogueira entregou ofício, em mãos, para o prefeito Alan Guedes e o secretário de Saúde, Edvan Marcelo Moraes Marques
05/04/2021 08:38

O vereador Sergio Nogueira (PSDB) entregou ofício ao prefeito Alan Guedes (Progressistas) solicitando que pessoas com deficiência também sejam consideradas prioritárias no acesso à vacina contra a Covid-19 em Dourados, à medida em que o imunizante for sendo disponibilizado, por entender que "são integrantes do grupo de risco desse vírus".

Conforme o censo de 2010, cerca de 21% da população têm algum tipo de deficiência em todo o Brasil. Sergio Nogueira ressaltou que a legislação já estabelece atendimento prioritário, assegurando atenção integral à saúde das pessoas com deficiência em todos os níveis de complexidade por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS. “Essas pessoas estão sujeitas a maior risco, sobretudo, em razão das fragilidades físicas”, justificou.

No documento enviado ao Poder Executivo, o parlamentar destacou que pessoas com Síndrome de Down, autistas, deficiência física, cerebral e cognitiva merecem uma atenção diferenciada, pois muitas vezes utilizam o tato para identificar objetos, outras não conseguem manter o afastamento social, além das que têm dificuldade ou impossibilidade de utilizar a máscara. “Temos a Constituição que garante o direito à vida, direito à saúde e, direito à proteção e à segurança das pessoas com deficiência que se encontrarem em situações de risco, conflito armado, emergências humanitárias e ocorrência de desastres naturais”, mencionou.

Com relação às pessoas com Síndrome de Down, Sergio Nogueira cita o artigo 7º da Resolução Ad Referendum Nº 44/CIB/SES, sobre a Campanha Multivacinação de Covid-19, que “fica a critério dos municípios, iniciar a vacinação em portadores de Síndrome de Down, a partir de 18 anos, com o emprego dos imunizantes remanescentes dos demais grupos”.

Durante a entrega do ofício, o prefeito Alan Guedes (Progressistas) e secretário municipal de Saúde, Edvan Marcelo Moraes Marques, garantiram que, na próxima semana, serão envidados todos os esforços para que as pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos, e pessoas acamadas com deficiência cerebral recebam a vacinação. O local ainda não foi definido, mas os familiares serão informados.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa do vereador Sergio em garantias de direito. Nós vamos atender essa reivindicação e, na semana que vem, vamos vacinar essas pessoas, de acordo com o que for preconizado no Plano Nacional de Imunização”, afirmou Alan Guedes.

O vereador Sergio Nogueira agradeceu em nome de todos os familiares e profissionais que trabalham no cuidado de pessoas com deficiências a sensibilidade da administração municipal ao pleito. “A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelece que o poder público reconheça as pessoas com deficiência como vulneráveis e a adote medidas para protegê-las em caso de situações de risco, emergência ou calamidade pública. Fico feliz que o prefeito Alan tenha esse olhar sensível às nossas causas”, comemorou.