Seminário proposto por Laudir debaterá atendimento de dependentes químicos por comunidades terapêuticas
Laudir Munaretto propõe debate sobre o atendimento aos dependentes químicos
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
16/08/2021 10:09

No dia 2 de setembro de 2021, por proposição do vereador Laudir Munaretto (MDB), será realizado, na Câmara Municipal de Dourados, um seminário para debater a importância do trabalho das comunidades terapêuticas e o atendimento para dependentes químicos.

O evento ocorrerá entre às 8h e 13h da quinta-feira, e tem o objetivo de sensibilizar a classe política e executiva para a criação de uma coordenadoria de políticas públicas sobre drogas vinculada a Prefeitura Municipal, dentro da Redecoor (Rede de Coordenadorias de Dourados).

Dourados é um município rota do narcotráfico, onde o número de apreensões tem aumentado significativamente. Com isso também tem crescido a quantidade de dependentes químicos, entre eles, homens, mulheres, adolescentes e até mesmo crianças, de todas as classes sociais.

Diante do fácil acesso às drogas, ausência de políticas públicas continuadas e efetivas de prevenção às drogas, ausência de atendimento estruturado, motivo da necessidade de comunidades terapêuticas para acolherem essas pessoas.

Em Dourados existem cinco comunidades terapêuticas ativas que, juntas, acolhem em média mais de 150 homens dependentes químicos, por mês. No município não existe comunidade que acolha mulher ou adolescentes. Em algumas exceções, por determinação judicial, adolescentes são acolhidos em locais que atendem homens adultos.

Fortalecer esse trabalho em Dourados assegura o acesso amplo, simplificado e seguro da pessoa em situação de rua e/ou usuária de drogas aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, assistência social, educação, entre outros, visando à reinserção familiar e social.

PALESTRANTES

O Seminário terá como palestrante a diretora adjunta da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos em Campo Grande, Bárbara Cristina Rodrigues.

Bárbara explanará sobre o PAIC (Programa de Ação Integrada e Continuada) e a Coprad (Coordenadoria de proteção à população em situação de rua e políticas sobre drogas), desde sua fundação, organograma, estrutura de funcionamento e articulações.

O psicólogo Lucas Roncati Guirado, representante da Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas), fortalecerá a reflexão com uma palestra sobre a importância das comunidades terapêuticas no trabalho de recuperação e reinserção social dos dependentes.