Seminário exalta importância da família no combate à depressão
15/05/2017 12:53

A Câmara de Dourados realizou nesta segunda-feira (15) o 1º Seminário "Depressão! Um grito no silêncio", que debateu causas e ações de combate à depressão e também ao suicídio. O evento foi organizado pelos vereadores Sérgio Nogueira (PSDB) e Daniela Hall (PSD).

Sérgio Nogueira, que discute o tema desde 2015, abriu o seminário celebrando o dia internacional da família, comemorado no mesmo dia do evento, apontando que a ela é primordial para o combate da doença.

"Dizem que a família, em alguns lugares da sociedade, precisa ser revistas, mas entendemos que a instituição foi criada por Deus e não tem como virmos à existência sem o intermédio dela", comentou.

A presidente da Casa assegurou que, embora sejam importantes e indispensáveis, as discussões teóricas devem ser diminuídas, enquanto as ações precisam ser colocadas em prática. "Precisamos ter mais empatia, mais amor ao próximo, perdoar mais as falhas. Precisamos mais pessoas sendo pessoas e menos juízes", citou.

Os palestrantes alertaram sobre o número de suicídios notificados anualmente. De acordo com o deputado federal Elizeu Dionísio, aproximadamente 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo, apontando a falta da família como uma das causas.

"A família é importante no contexto da depressão. Com a falta do núcleo família, os jovens perderam o verbo ‘ser’ e exaltaram o verbo ‘ter’", analisou o deputado federal, mostrando dados técnicos sobre o suicídio.

Explanando sobre as causas da depressão, a psicóloga e psiquiatra Pricila Pesqueira de Souza constatou que a doença é a maior causa de afastamento de pessoas do trabalho, alertando para as consequências da doença. "O fim do processo é um dos maiores problemas, que seria o suicídio. E o número vem crescendo", alertou.

Presidente do grupo Amor e Vida e coordenadora do serviço 141, Thaissa Milian Silva, explicou, durante o seminário, sobre os atendimentos realizados pela organização e método de trabalho realizado. Daniela assegurou que pretende trazer serviço para o município. "Entendo que temos que prevenir tragédias em nossa cidade e não ficar esperando que elas aconteçam para só depois tomarmos uma iniciativa", comentou a presidenta da Casa de Leis.

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e os vereadores Cido Medeiros (DEM), Braz Melo (PSC), Junior Rodrigues (PR), Carlito do Gás (PEN), Ramim (PDT), Silas Zanata (PPS), Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (PMDB) também participaram da audiência.

Daniela durante abertura do seminário (Foto: Eder Gonçalves)