Saúde atende vereadora Lia e transporte a renais crônicos é mantido em Dourados
Lia Nogueira consegue do município compromisso de manter o transporte dos pacientes
04/11/2021 11:06

Após questionamento feito pela vereadora Lia Nogueira (PP) por meio de ofício enviado à Secretaria Municipal de Saúde, foi garantida a manutenção do transporte aos pacientes renais crônicos do município. Em contato com o secretário de Saúde de Dourados, Waldno Pereira de Lucena Jr., a vereadora recebeu a confirmação de que os pacientes que precisam do transporte viabilizado pelo município para comparecer às sessões de diálise não vão ficar desassistidos.

Lia Nogueira disse que recebeu muitos questionamentos sobre a possível suspensão do transporte, feito atualmente por meio de contrato com uma empresa terceirizada. “Recebi várias ligações, mensagens de pacientes e familiares de renais crônicos preocupados com a interrupção do transporte. Segundo eles, o contrato com a empresa encerrou e os pacientes não tinham sido informados se o município ia manter ou não a van para transportá-los”, explicou a vereadora.

Conforme relatou Lia Nogueira, são pacientes com a saúde fragilizada devido ao tratamento e que em sua maioria não tem condições financeiras para arcar com o transporte e demais custos. A vereadora disse também que assim que foi informada sobre a possibilidade da suspensão do transporte oferecido pelo município, entrou em contato com a Secretaria de Saúde. “Enviamos ofício ao município e entrei em contato direto com o secretário de Saúde. Ele me deu a garantia de que os pacientes renais crônicos não serão prejudicados com a possível suspensão do transporte”, destacou Lia.

Em resposta aos questionamentos da vereadora, o secretário de Saúde de Dourados informou que o município tem dois processos correntes para contratação desse serviço de transporte. Um de licitação, que está em fase de cotação, e uma dispensa de licitação que deve finalizar em cerca de 30 dias. Waldno Lucena Jr., esclareceu também que durante esse período de um mês o município fará o transporte desses pacientes para diálise em uma van da própria prefeitura, com os motoristas da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário foi categórico ao afirmar à vereadora que o município de Dourados não vai deixar esses pacientes sem tratamento adequado por falta de transporte de maneira alguma. Lia Nogueira aproveitou para agradecer o empenho do secretário em resolver a questão do transporte dos pacientes renais crônicos e destacou a importância desse serviço oferecido pelo município.