Sanesul apresenta prestação de contas aos vereadores da Câmara de Dourados
28/02/2019 07:27

28/02/2019 07h25 - Por: Assessoria

A Câmara de Dourados recebeu, na tarde desta terça-feira (26), o diretor-presidente da Sanesul, Walter Benedito Carneiro Junior, juntamente com equipe técnica, para realização de prestação de contas dos últimos 20 anos no município, já que a concessão de serviços de saneamento básico se encerra em setembro deste ano.

O diretor-presidente e o corpo técnico apresentaram a prestação de contas aos vereadores, apontando que, em Mato Grosso do Sul, a Sanesul atua em 68, totalizando 128 localidades, sendo que em Dourados, nos últimos 20 anos, foram instalados quatro estações de tratamento, 16 estações elevatórias e realizadas mais de 71 mil ligações, tendo mais de R$ 200 milhões investidos no município, entre saneamento básico (água e esgoto) e meio ambiente. Conforme dados trazidos por Walter Carneiro Junior, Dourados possui 75% do seu território coberto por rede de esgoto, sendo que a meta é chegar a 95% nos próximos três anos.

Os vereadores Marcelo Mourão (PRP), Toninho Cruz (PSB), Marinisa Mizoguchi (PSB), Lia Nogueira (PR), Cido Medeiros (DEM), Junior Rodrigues (PR), Madson Valente (DEM), Olavo Sul (Patriota), Carlito do Gás (Patriota), Janio Miguel (PR), Juarez de Oliveira (MDB), Ramim (PDT), Maurício Lemes (PSB), Sergio Nogueira (PSDB), Elias Ishy (PT) e o presidente da Casa de Leis, Alan Guedes (DEM), participaram da reunião e puderam tirar suas dúvidas sobre a concessão.

Entre os questionamentos, estava o da substituição da tubulação de amianto. De acordo com a equipe da Sanesul, 56 quilômetros de rede já foram substituídas, sendo que somente 1.549 metros ainda não foram trocados, o que deve ser feito em até treze meses.

Os vereadores ainda sugeriram que o presidente da Casa de Leis, Alan Guedes (DEM), interceda junto ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), a realização de uma reunião para gestão política dos dados e análise conjunta sobre a concessão.

"A Câmara abriu as portas, através de uma solicitação da empresa, para que fosse apresentada esta prestação de contas. Fizemos esta discussão acerca dos dados apresentados e consideramos importante este ato para dar continuidade no caminho a seguir e cumprir com nosso dever", comentou Alan Guedes.

Durante a reunião, foi apresentado o Plano de Investimentos da Sanesul em Dourados, para os próximos 30 anos. O diretor-presidente da Sanesul apontou que, caso a concessão seja renovada, serão investidos em Dourados mais de R$ 154 milhões, entre saneamento básico e conservação do meio ambiente. "Nós vamos avançar bastante. Já tivemos alguns encontros com a prefeitura, propondo uma gestão compartilhada entre o Estado, empresa pública e o município, para que o município atinja a universalização do serviço", garantiu Walter.

"A Câmara não vai se furtar ao debater sobre o assunto. Vemos que alguns pontos não tiveram tanta atenção na época, por isso temos que tirar todas as dúvidas para entender o processo e analisar a possível lei autorizativa", apontou Alan Guedes.

Segundo a assessoria da empresa, após a apresentação ao Legislativo, um plano de investimentos será levado aos agentes de controle, para conhecimento, e depois será encaminhado ao Poder Executivo. Com sua aprovação, uma lei autorizativa será encaminhada à Câmara de Dourados para ser discutida e, caso seja aprovada, o Contrato do Programa será confeccionado pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Sanesul.

Vereadores e equipe técnica da Sanesul durante reunião (Foto: Thiago Morais)