Rogério Yuri propõe faixa de retenção para motos e bicicletas nas ruas principais
Rogério Yuri apresentou proposta que visa trazer mais segurança para o trânsito da cidade
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
22/02/2022 17:41

O vereador Rogério Yuri (PSDB) propôs a implantação de faixas de retenção e recuo exclusivo para motociclistas e ciclistas, nos semáforos das principais ruas e avenidas de Dourados. O espaço deverá ser limitado junto à faixa de travessia de pedestres e em locais onde houver necessidade por questões de segurança, com distância mínima de dois a três metros em média.

A proposta foi apresentada pelo vereador durante a 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na segunda-feira (21). Cabe ressaltar que a medida é de competência exclusiva do Poder Executivo. Por isso, o vereador apresentou um projeto de indicação legislativa.

Deste modo, caso o prefeito Alan Guedes (PP) se interesse pela proposta, ele deverá devolver à Câmara de Vereadores um projeto de lei tratando do assunto para que seja novamente votado em plenário e possa, efetivamente, ser colocado em prática na cidade.

Yuri esclareceu que a medida visa coibir a permanência de motociclistas entre os automóveis, evitando assim a ocorrência de acidentes. Segundo dados do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Dourados possui atualmente uma frota de 170.663 veículos emplacados.

Deste total, 33.334 são motocicletas, 16.948 motonetas e 714 ciclomotores. O montante corresponde a quase 30% do total de veículos do município. Este ano, já foram registrados 524 acidentes de trânsito na área urbana, sendo que 79 envolveram motociclistas.

"Com a implantação da faixa de retenção e recuo exclusivo para motocicletas acreditamos na redução do número de acidentes envolvendo este público e também um aumento na segurança dos usuários dos veículos”.

Por fim, o vereador aponta que a criação dos espaços de retenção "dará prioridade nos semáforos aos motociclistas e ciclistas, evitando ultrapassagens e manobras, além de coibir a permanência deles entre os automóveis".

Essa proposta de recuo, também chamado de ‘bolsão’, não é uma novidade e foi inspirado em experiências realizadas em países do exterior. Implantado em 2008 na Espanha, nas cidades de Madrid e Barcelona, o sistema logo conquistou consenso positivo não apenas entre os usuários de veículos de duas rodas como também dos de motoristas de carros.

O índice de aprovação chegou a nada menos do que 97% e com redução de 90% do risco de acidentes. No Brasil, diversos municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Ceará também já adotaram a faixa. Em Fortaleza, por exemplo, o número de acidentes diminuiu em 33,3% segundo dados da prefeitura local.