Foto: Francielle Grott/CMD
Com forte atuação em favor dos distritos, o vereador Rogério Yuri (PSDB), durante o grande expediente da 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, que está sendo realizada hoje (5), solicitou à prefeitura que realize estudos para criar e implementar um programa de fortalecimento da economia rural, semelhante ao Porteira Adentro, existente em outras cidades.
“O objetivo é incentivar a permanência das famílias agricultoras no campo, oferecendo prestações de serviço como: horas-máquinas para estimular o desenvolvimento da produção agropecuária, terraplanagem, abertura e conservação de vias, construção de reservatórios para captação de água, cascalhamento de acesso a aviários, pocilgas e estábulos, construção de bueiros, sumidouros para tratamento de lixo orgânico, entre outros”, explica.
Segundo Yuri, o programa Porteira Adentro poderá reduzir custos de produção, promover uma agricultura mais eficiente e contribuir ao fortalecimento do agronegócio na Grande Dourados. “É muito importante que o poder público atenda às propriedades da agricultura familiar, facilitando o dia a dia das atividades exercidas pelos agricultores, garantindo o escoamento da produção, estimulando a adoção de práticas de preservação ambiental e de conservação de vias de acesso por parte dos beneficiários”.
Mais indicações recentes
Um dos meios que os vereadores têm para atender às necessidades da comunidade é fazer indicações. São proposições ou solicitações de medidas de providências aos órgãos competentes. Entre as inúmeras indicações mais recentes de Yuri, além da sobre o programa Porteira Adentro, estão:
Em agosto: sistema de escoamento de água da chuva no túnel da Rua Honduras, nos Parques das Nações 1 e 2, que sofre com constantes alagamentos; implantação de faixas de pedestres elevadas em todas as escolas municipais e todos os Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) – creches/pré-escolas; revitalização do Terminal de Transbordo; implantação de lombadas no distrito da Picadinha; recuperação das vagas dos parquímetros apagadas nas calçadas; asfaltamento no caminho do distrito de Itahum a Ponta Porã, passando pelo assentamentos de Amparo e Itamarati; recapeamento no Campo Dourado, 4º Plano e proximidades.
Em setembro: reforma da Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano (Perequeté), no distrito de Itahum; contratações de profissionais de psicologia, fonoaudiologia e assistência social para os distritos douradenses.