Relatório mostra bairros com 46% das lâmpadas apagadas, diz Daniela
25/04/2019 08:09

25/04/2019 08h05 - Por: Assessoria

Vereadora faz pente-fino da iluminação pública em todas as regiões da cidade de Dourados

Relatório parcial realizado pela vereadora Daniela Hall (PSD) aponta que bairros de Dourados chegam a estar com quase 50% das lâmpadas apagadas. É o caso da Sitiocas Campina Verde. A vereadora e equipe estiveram no último dia 15 no local e verificaram que das 252 lâmpadas existentes, 110 estão apagadas, ou seja, 46% do bairro está no escuro.

De acordo com Daniela, esse primeiro relatório com 11 bairros vistoriados servirão de base para a vereadora pedir a suspensão da cobrança da taxa de iluminação pública. A parlamentar também pediu e o Tribunal de Contas do Estado fará, no início de maio, auditoria nas contas da Prefeitura de Dourados. A medida ocorre após o Executivo informar que arrecadou mais de R$ 15,4 milhões da Cosip (Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública), mas só aplicou R$ 933 mil durante o ano de 2018. Outras informações que chegaram até a Câmara de Vereadores apontam ainda que o montante de R$ 6 milhões dessa mesma taxa foram desviados de sua finalidade e utilizados para o pagamento de servidores públicos. "Se a Prefeitura de Dourados não está utilizando os recursos da taxa de iluminação, então não é justo que ela cobre da população. O cidadão paga e tem o direito de receber o serviço. Não é justo pagar por um serviço que não se tem. Então nossa proposta seria suspender a cobrança até que a Prefeitura comprove que o montante que arrecadou foi investido na iluminação pública ou que faça o compromisso de regularizar a situação dos bairros que vivem na escuridão", destaca.

Pente-finoNo bairro Jóquei Clube 44 lâmpadas estão apagadas e 4 postes sem rede elétrica, segundo relatório realizado pela Vereadora. No parque das Nações II foram 56 pontos na escuridão. No Canaã II foram constatadas 20 lâmpadas apagadas e seis postes sem braço ou rede elétrica. Na Chácara Califórnia a vereadora constatou mais de 30 lâmpadas apagadas e 17 postes sem braço ou rede elétrica.

No bairro Dioclécio Artuzi I foram 37 pontos sem iluminação; no Dioclécio Artuzi II foram 48; No Jardim Guaicurus 161 lâmpadas estavam apagadas e 22 postes sem rede elétrica. Na Vila Cachoeirinha 38 lâmpadas estavam apagadas e 8 postes estavam sem rede elétrica. No Parque do Lago I foram constatados 29 pontos de escuridão e na Vila Toscana 22.

Guaicurus e Marcelino Pires Outra situação que chama a atenção da vereadora é a declaração da Prefeitura de Dourados, no último dia 8, ao Ministério Público do Estado afirmando que o problema da falta de iluminação tanto na Avenida Guaicurus como no prolongamento da Marcelino Pires havia sido resolvido. No entanto a vereadora tem feito constantes vistorias nesses locais e constatou que a situação continua a mesma encontrada em janeiro deste ano.

No caso da Avenida Guaicurus, a Prefeitura tem informado que quatro dias após a declaração de problema resolvido, houve furtos aéreos no local. A vereadora comunicou ao Ministério Público sobre a escuridão e cobra da Prefeitura cópias de boletins de Ocorrência do alegado furto, bem como a comprovação do serviço realizado na avenida.

Na noite do último dia 23 a vereadora voltou na Guaicurus e em conversas com ciclistas foi informada de que eles não observaram manutenção em todo o trecho que estava com as luzes apagadas, mas sim pequeno reparo em uma extensão curta da avenida. "Vamos atrás das respostas. Vou encaminhar meu relatório, inclusive com a localização dos postes apagados para a Prefeitura, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado, visando contribuir para que o Município possa reparar essas localidades. A escuridão tem causado insegurança nos bairros", destaca.

Vereadora Daniela Hall conversa com ciclistas que utilizam a Avenida Guaicurus (Foto: Divulgação)