Ramim pede instalação de semáforo ou rotatória no acesso ao Assaí Atacadista
22/02/2018 07:20

22/02/2018 07h18 - Por: Assessoria

A cada ano Dourados tem recebido novos empreendimentos e, com isso, o número de veículos que circulam no município tem aumentado significativamente, exigindo do Poder Público políticas de trânsito que garantam a segurança dos condutores. Um desses casos é a Rua Coronel Ponciano que recebeu, em novembro de 2016, a 102ª loja do Assaí Atacadista. Apesar da obra ter recebido investimentos de R$ 55 milhões, nada além de poucos litros de tinta foram gastos para improvisar na via a sinalização do acesso ao empreendimento, que hoje está invisível e negligenciada pelas autoridades.

Preocupado com as futuras consequências da desorganização do tráfego e as constantes imprudências registradas, o vereador Romualdo Ramim (PDT) solicitou à Prefeitura a instalação de semáforo ou rotatória no local. Pouco antes da inauguração, em frente à entrada do empreendimento, foi implantada a sinalização horizontal que confundia, mas direcionava os motoristas. Também foram colocadas as placas de sinalização vertical, porém ambas foram apenas medidas paliativas e de curta duração.

"Milhares de veículos trafegam diariamente pela Rua Coronel Ponciano e cada um está sujeito a uma colisão naquele trecho. Além da sinalização ter sido ineficaz, já foram apagadas pelo sol e chuva. Não precisamos esperar que acidentes aconteçam e que vidas sejam ceifadas para tomarmos providências", explicou Ramim.

A Rua Coronel Ponciano se tornou um corredor importante que liga vários bairros novos ao centro da cidade, além de dar acesso à BR-163, que é saída para vários estados.

A região localizada no fim da Rua Coronel Ponciano está em constante crescimento recebendo, nos últimos anos, a implantação de diversos loteamentos públicos e privados. Entre os novos bairros estão o Jardim Guaicurus, Green Ville, Esplanada, Vival dos Ipês, Dioclécio Artuzi I, II e III e Harrison de Figueiredo I, II e III.

UPA

Outro trecho da via que possui a sinalização desrespeitada constantemente pelos condutores e que necessita de medidas emergenciais é a localizada no acesso à UPA (Unidade de Pronto Atendimento). No local, a Agetran realizou a instalação de semáforos de dois tempos nos cruzamentos da Rua Coronel Ponciano (onde fica a fachada da UPA) com as ruas José Luiz da Silva e Frei Antônio. Essas duas últimas vias que antes eram de mão dupla foram modificadas e passam a ser mão única.

Ao sair da UPA para o centro, por exemplo, o condutor deve contornar a quadra e virar à direita (sentido BR-163) na Coronel Ponciano e fazer ponto de retorno em frente ao Detran. A conversão à esquerda na Ponciano não é permitida deste então.

Já na Rua José Luiz da Silva é possível apenas seguir partindo da Coronel Ponciano sentido Hayel Bon Faker em trecho próximo à UPA, o contrário não é permitido.

"A sinalização de trânsito deve servir para informar e orientar os usuários das vias. O respeito a ela garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres, mas em Dourados, não é o que tem acontecido. O município necessita com urgência de estudo técnico, feito por um engenheiro de tráfego, que corrija diversos problemas trazidos durante décadas por gestores que sempre só pensaram em pontos isolados e não em todo o sistema de trânsito, como deve ser feito", finalizou o vereador. (Assessoria de comunicação).

Vereador Romualdo Ramim constata a precariedade da sinalização na entrada do Assaí Atacadista, na Rua Coronel Ponciano / Foto: Gleiber Nascimento