Ramim pede aumento do limite da velocidade na Marcelino Pires
08/02/2017 07:26

Durante a primeira sessão legislativa do ano, ocorrida na segunda-feira, dia 6, o vereador Romualdo Ramim (PDT) solicitou da Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran) o aumento do limite da velocidade do tráfego na Avenida Marcelino Pires de 50 para 60 km/h.

Segundo o vereador, a medida de limitar a velocidade em 50 Km/h implantada no ano passado na via pode ser positiva por um lado, mas com a mudança de hábito forçada e falta de uma campanha de esclarecimento mais ostensiva, fez a população considerar a medida como uma tentativa de arrecadar recursos por meio de uma "indústria da multa".

Segundo a Agetran, o município de Dourados possui uma frota de mais de 100 mil veículos que se somam a outros 40 mil que chegam da região, circulando diariamente nas vias centrais aumentando ainda mais o fluxo.

"A velocidade mais baixa reduz o potencial de acidentes dentro dos bairros, mas nas vias rápidas, não faz sentido. Não houve campanha educativa sobre a redução da velocidade. Segundo a federação das seguradoras, a maior causa de acidentes é dirigir falando ao celular, no entanto, isso não foi alvo de nenhuma campanha educativa com a população. A única forma de educação foi a multa. Ainda, segundo dados do Detran, a maioria dos acidentes de trânsito no município são com motociclistas e pedestres", afirmou Ramim.

O Código de Trânsito Brasileiro permite um limite mais alto, podendo as pistas centrais terem uma velocidade máxima de até 90 km/h, já as pistas locais precisam de velocidade mais baixa. Segundo o vereador, devido ao grande número de semáforos que a Marcelino Pires possui, nos horários de pico o próprio tráfego intenso já limita a velocidade e no resto do dia os carros andam mais devagar do que poderiam.

"Com a sinalização reforçada e com a educação para o trânsito o limite de velocidade de 60 Km/h desafogará mais a circulação nesta principal via da nossa cidade, que em certos trechos já contam com pequenos congestionamentos ocasionando até o bloqueio de alguns cruzamentos, o que necessita de medidas emergenciais de melhoria na engenharia do tráfego", finalizou o vereador.

A solicitação seguiu para a Secretaria de Governo da Prefeitura que fará os devidos encaminhamentos aos órgãos responsáveis para os encaminhamentos necessários.

Ramim acha que velocidade na Marcelino Pires deve ser elevada para 60 Km. (Foto: Divulgação).