Proposta por Elias Ishy, semana temática visa debater políticas públicas para a juventude
15/05/2015 08:48

Elias Ishy aponta que implementar políticas públicas, como a Praça da Juventude, ainda é desafio para Dourados.

A Câmara Municipal de Dourados aprovou a Lei 3.887/2015, proposta pelo vereador Elias Ishy (PT), instituindo no calendário oficial do município a Semana Municipal da Juventude, a ser comemorada anualmente na última semana de outubro.

“O objetivo é que seja uma semana dedicada a debater as questões de interesse da juventude em nosso município, especialmente a implementação de políticas públicas voltadas para os jovens, envolvendo-os nessas discussões e buscando soluções conjuntas”, afirmou Ishy.

A lei aprovada indica que a Semana Municipal da Juventude seja realizada pela Prefeitura com participação da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Juventude e entidades sociais ligadas à juventude, envolvendo amplamente os diversos movimentos juvenis como estudantil, cultural, comunitário, esportivo e religioso, em reuniões e palestras abordando questões relacionadas à cultura, esporte, lazer, sexualidade, entorpecentes, trabalho e educação, dentre outras.

Em 2013, Ishy propôs a audiência sobre “Políticas Públicas de Juventude”, que reuniu na Câmara centenas de jovens de vários segmentos da sociedade. As demandas apresentadas por eles foram elencadas e entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social.

AVANÇOS E DESAFIOS

Ishy aponta como avanços para a juventude de Dourados alguns programas financiados pelo Governo Federal, como Projovem Urbano e Estação da Juventude, desenvolvido no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Cachoeirinha.

“No entanto, um dos desafios que precisa ser enfrentado pela atual administração é a conclusão das obras da Praça da Juventude, onde foram investidos mais de dois milhões de reais de recursos federais e que está abandonada. É uma obra destinada à prestação de diversos serviços voltados à juventude, como atendimentos de saúde, assistência social, espaço para cursos profissionalizantes, esportes, lazer, artes e biblioteca. Já deveria estar atendendo aos jovens douradenses, que são a maioria da nossa população e merecem uma maior atenção por parte do poder público”, aponta Ishy.

Elias Ishy aponta que implementar políticas públicas, como a Praça da Juventude, ainda é desafio para Dourados (Foto: Assessoria)