Proposta de Olavo Sul cria o Dia Municipal da Conquista do Voto Feminino
Vereador Olavo Sul destaca luta das mulheres por direitos
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
25/10/2022 10:24

A Câmara de Dourados aprovou nesta segunda-feira (24), em primeira discussão e votação, projeto de lei do vereador Olavo Sul (MDB) que institui o Dia Municipal da Conquista do Voto Feminino, a ser celebrado anualmente em 24 de fevereiro. A data também deverá integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Olavo Sul justifica que seu projeto tem por objetivo enaltecer a importância da luta das mulheres por direitos e o quanto essa discussão tem espaço nos dias atuais, “onde muitas mulheres não imaginam o quão recente são algumas conquistas para o gênero feminino do ponto de vista histórico”.

Recorda ele que há apenas 88 anos, as mulheres nem sequer participavam da vida política do país, uma vez que eram proibidas de votar. Somente em 24 de fevereiro de 1932 o código eleitoral passou a assegurar o voto feminino e, em 1934, passou a ser previsto na constituição federal.

O tema ganhou ainda mais força no início do século XX, a partir da militância política feminina na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, uma vez que a atuação organizada e estratégica inspirou outras mulheres no mundo todo, internacionalizando o movimento, conhecido como sufragista, favorecendo a conquista do voto feminino em diversos países.

O vereador emedebista pontua que apesar dos avanços a luta das mulheres por igualdade de direitos ainda é atual e se reflete nos espaços de poder, onde os homens ainda ocupam a maioria absoluta dos cargos. Elas representam quase 53% de todo o eleitorado brasileiro, mas, ainda assim, são minoria nos cargos eletivos, sendo assim, a luta pela igualdade de gênero deve ser permanente e cada vez mais evidente.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD