Projeto de lei do vereador Madson transforma todos os assentos do transporte público em preferenciais
01/07/2019 09:49

01/07/2019 09h46 - Por: Assessoria

O vereador Madson Valente (DEM) protocolou projeto de lei que visa transformar todos os assentos do transporte coletivo em preferenciais, cuja intenção é, através da lei, estimular o exercício da cidadania e o respeito ao próximo, garantindo que idosos, gestantes, mulheres com crianças de colo ou pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida não possam ser prejudicadas por "mau comportamento de alguns passageiros".

Madson esclarece que não serão necessárias alterações estruturais nos veículos, sendo que os assentos ficarão com as cores originais, apenas que sejam tomadas providências no sentido de afixar uma placa com o número da lei em local visível, advertindo que todos os assentos são preferenciais.

Esta proposta, conforme o parlamentar, já é realidade em Brasília, Rio De Janeiro, São Paulo, Campo Grande, onde o transporte público é prioritário para estes públicos, significando uma evolução nas relações humanas, por isso Madson considera uma tendência natural, de aprimoramento de boas práticas e exemplos que são necessários serem copiados.

"Compreendo que é atribuição do vereador cumprir seu papel de legislador, por isso estou propondo este debate, precisamos dimensionar os impactos da longevidade de todos nós, estamos nos tornando um país de população idosa, precisamos melhorar a qualidade do serviço público de transporte coletivo. Infelizmente, o Brasil é um péssimo exemplo da falta de qualidade, entretanto precisamos aprimorar nossa legislação, garantir para usuários com condições especiais a integridade dos seus direitos. Por isso, acredito que este projeto irá influenciar também culturalmente nossa cidade, pois ao longo do tempo se tornará algo rotineiro, cumprindo, desta forma, o propósito da Lei", enfatiza Madson.


Vereador Madson Valente menciona que proposta já é realidade em Brasília, Rio De Janeiro, São Paulo e Campo Grande [Foto: Thiago Morais]

Texto/Fonte: