Processo licitatório para construção de Ceim na Sitioca Campina Verde será retomada, comemora Lia Nogueira
Após requerimento de Lia Nogueira, Prefeitura de Dourados vai realizar licitação de obra de construção do Ceim na Sitioca Campina Verde
15/09/2021 12:20

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) publicou, na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial do Estado, o edital de alteração da tomada de preços para a licitação das obras de construção do Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) na Sitioca Campina Verde, em Dourados.

A construção da unidade educacional é uma antiga reivindicação dos moradores daquela localidade. Os recursos para a obra já estão empenhados e são oriundos do FNDE (Fundo Nacional Para o Desenvolvimento da Educação), com contrapartida do município.

A vereadora Lia Nogueira (PP) destaca que o anúncio da retomada do processo para a construção do Ceim é uma vitória da comunidade e, ao mesmo tempo, uma resposta a uma de suas primeiras atuações neste mandato. A parlamentar lembrou que em fevereiro deste ano enviou requerimento ao município, por meio das secretarias municipais de Obras e Educação, solicitando informações sobre o processo licitatório para a construção do Ceim, que teve início no ano passado e que estava paralisado.

No requerimento de nº 27/2021 consta questionamentos sobre a paralisação do processo de licitação e solicita informações sobre a retomada. Em resposta, a prefeitura alegou que o processo licitatório foi interrompido devido a alta dos preços dos materiais de construção, o que teria tornado inviável a continuidade da licitação. O município garantiu também que seriam feitos novos levantamentos de preços para fazer a adequação dos valores e para realizar uma nova licitação.

Com a autorização do TCE/MS para a realização de um novo processo licitatório, o município deverá dar início ao processo de contratação da empresa responsável pela execução da obra. Segundo Lia Nogueira, a decisão do TCE em tornar legítimo o processo vem num momento oportuno devido a retomada das atividades escolares presenciais. “A comunidade do Campina Verde, ainda durante a campanha eleitoral, já tinha nos procurado para relatar sobre a importância da obra. Os moradores tinham conhecimento de que já tinha sido os recursos para a construção do Ceim naquela região, mas não entendiam o porquê de não se iniciar a obra”, informou Lia.

De acordo com a vereadora, foram esses questionamentos na época que a levaram a apresentar requerimento na sessão da Câmara Municipal de Dourados, cobrando explicações do Executivo. “Tivemos a resposta da administração municipal ao requerimento apresentado e, agora, recebemos a boa notícia de que a obra será executada. Com a construção do Ceim no Campina Verde, os pais vão ficar mais seguros ao manter seus filhos estudando perto de casa”, ressaltou Lia Nogueira.