Primeira mulher à frente do CTG em Dourados, Rosane Pederiva recebe homenagem na Câmara
Rosane Pederiva recebeu Moção da Congratulação das mãos do vereador Marcelo Mourão
Foto: Divulgação/Assessoria
21/06/2022 13:32

O vereador Marcelo Mourão (Podemos) homenageou com uma Moção de Congratulação, a primeira mulher à frente do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Querência do Sul, que tem uma grande história dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho no Mato Grosso do Sul. A ‘patroa’ Rosane Elizete Pederiva, recebeu a homenagem no plenário principal da Casa.

Mourão disse que essa homenagem é um reconhecimento público pelo trabalho que Rosane desenvolve com a comunidade gaúcha em Dourados e também pela dedicação, mesmo em tempos difíceis como o que enfrentamos com a pandemia da Covid-19. “Mesmo sem os eventos ela conseguiu com apoio dos associados, manter a entidade de portas abertas”.

Histórico

Rosane chegou a Dourados com 12 anos de idade. Ela veio com os pais, irmãos, avós, tios e primos. Em janeiro de 1978, junto com outros gaúchos, seu pai Neri Pederiva fundou o CTG de Dourados e, desde então, Rosane sempre esteve presente nas atividades.

Em 2017 esteve à frente das Invernadas Artísticas, auxiliou na retomada dos grupos de dança; em 2016 foi primeira Prenda Xiru e em 2018 primeira Prenda Veterana do Movimento Tradicionalista Gaúcho do MS. Em 2020 foi eleita Patroa da entidade, reeleita em 2021 e mantém o cargo até hoje.

Formada em Pedagogia e Educação Artística, Rosane exerceu a profissão de professora por 25 anos até se aposentar e hoje se dedica exclusivamente ao CTG e à família. Casada com Edvan Romera de Souza, tem duas filhas Katharine e Karoline Pederiva, que também participam do movimento.

Rosane desenvolve uma gestão com muito amor, garra e tradição, mantendo o legado de sua família e a chama do tradicionalismo gaúcho acessa. “É por essa história de superação e vitória que registramos nessa Casa de Leis essa importante e merecida homenagem”, destacou Marcelo Mourão.