Prêmio ‘Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência’ tem inscrições abertas até julho na Câmara
Prêmio foi estabelecido pela Câmara como proposta para enaltecer iniciativas de inclusão social
Foto: Divulgação/Assessoria
30/03/2022 15:12

Empresas douradenses engajadas para a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência poderão concorrer ao Prêmio ‘Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência’, uma iniciativa da Câmara de Dourados, proposta pelo vereador Fabio Luis (Republicanos). As inscrições encerram no dia 21 de julho.

O prêmio tem como objetivo reconhecer negócios locais que estão comprometidos em tornar o ambiente empresarial mais inclusivo aos cidadãos com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta estimula a conscientização para inclusão. Ainda são poucas as empresas que cumprem a cota de 5% dos postos de emprego ocupados por PcD’s.

Segundo dados do Governo Federal, a participação de pessoas com deficiência no mercado formal se manteve estável nos últimos anos. Em 2019, elas ocupavam 1,09% das vagas formais. Já em 2020, eram 1,07% das vagas formais.

Em relação ao estoque de empregos por tipo de deficiência, os trabalhadores com deficiência física representam 44,46% do total de trabalhadores com deficiência. Deficiência auditiva (17,89%), visual (16,68%) e intelectual (9,23%) são as demais com forte representatividade.

O Prêmio

Serão consideradas ações relevantes para inclusão de pessoas com deficiência, aquelas direcionadas ao preenchimento efetivo de vagas de emprego, as que asseguram o atendimento prioritário e digno para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e as que garantem acessibilidade na estrutura física do empreendimento para atendimento da comunidade PcD.

O prêmio será concedido anualmente a até três empresas que preencham os requisitos. A banca avaliadora será composta por representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul, representante da Secretaria Municipal de Planejamento, representante da OAB (Ordem doa Advogados do Brasil) seccional de Dourados e representante da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

A entrega do prêmio vai acontecer no mês de agosto, outorgado por meio de certificado fornecido pelo Poder Legislativo, ilustrado com brasão do município de Dourados. As pessoas jurídicas contempladas poderão fixar o certificado em seus comércios e utilizá-lo na promoção do negócio através de ações de marketing e comunicação direcionadas à responsabilidade social.

Para se inscrever, basta reunir documentos, fotos e declarações que comprovem as iniciativas e protocolar na secretaria da Casa de Leis, com atendimento disponível das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira.