Prefeitura deve renovar convênio com Hospital Porta da Esperança, comemora vereador Cemar Arnal
Encontro para tratar sobre o assunto aconteceu na terça-feira e foi intermediado pelo vereador Cemar Arnal
Vereador Cemar e prefeito Alan com diretores da Missão Evangélica Caiuás
20/03/2024 12:18

O prefeito Alan Guedes (PP) recebeu na terça-feira (19) um grupo de diretores da Missão Evangélica Caiuá (MEC). A reunião teve por objetivo discutir a atualização do convênio com o Hospital Porta da Esperança e implantar melhorias na infraestrutura na Escola Municipal Francisco Meireles. O encontro foi intermediado pelo vereador Cemar Arnal (Solidariedade).

Cemar Arnal reiterou a importância da Missão Caiuá em Dourados, não só para o povo indígena, mas também para atender às famílias que residem em bairros próximos à Reserva Indígena de Dourados, como Chácara Caiuás, Jardim dos Estados, Vila Barros, Vila Araci, Santa Brígida, Piratininga, dentre outros.

“Pelo que tenho conhecimento, realmente, o atendimento tanto no Hospital Porta da Esperança quanto na Escola Francisco Meireles é diferenciado e humanizado”, disse o parlamentar.

Por seu turno, o prefeito Alan Guedes garantiu que em se tratando de melhorias na Missão Evangélica Caiuá não vai medir esforços para atender as demandas, principalmente, por saber que o bem-estar dessa comunidade recai de maneira muito positiva no dia a dia de todos os moradores da Reserva Indígena, que conta com mais de 15 mil habitantes.

“Agradeço pela vinda de vocês e podem contar com nossos esforços tanto da prefeitura quanto do mandato do vereador Cemar”, arguiu o prefeito.

Participaram da reunião o diretor-presidente da MEC, reverendo Paulo César; vice-presidente reverendo Geraldo Silveira Júnior; tesoureiro presbítero Carlos Bonamigo; membro da Assembleia reverendo Ildemar Berbert; diretor da Escola Municipal Francisco Meireles, Rubens Rosário Pinheiro; coordenador administrativo presbítero Ângelo Augusto Comes e a diretora administrativa do Hospital Porta da Esperança, Rosângela Maria Andrade Santos.

A comunidade indígena recebe assistência médico-odontológica no hospital construído na Missão, que disponibiliza ainda de área de lazer, esportes e entretenimento.

Vale lembrar que em 1980 foi implantada a 5ª série na escola e através do decreto municipal nº 002 de 24/01/80 foi criada a “Escola Municipal de 1º grau Francisco Meireles”, antiga Marechal Rondon.

Segundo trabalho de pesquisa “Nha’aronja Oke” (Porta da Esperança) de Margarida Gennari Bernardes, no início do século XX, mais precisamente na segunda metade da década de 20, chegaram a Dourados, ainda uma vila, o casal americano Albert e a Dra. Mabel Maxwell, trazido por Rondon. A Missão Evangélica foi criada em 28 de agosto de 1928.