Prefeitura atende Ramim e recolhe lixos eletrônicos
03/07/2019 08:22

03/07/2019 08h20 - Por: Assessoria

A Prefeitura atendeu a solicitação do vereador Romualdo Ramim (PDT), apresentada durante a sessão da Câmara Municipal no dia 22 de outubro do ano passado e na semana passada, o Instituto do Meio Ambiente de Dourados (IMAM) realizou a coleta de lixos eletrônicos na Praça Antonio João. A meta foi coletar cerca de 15 toneladas.

A solicitação atendeu a reivindicação de diversos comerciantes da cidade, que prestam o serviço de conserto desses equipamentos, e da população, que não contam com local público apropriado para fazer o descarte, sendo a única opção a destinação do lixo em áreas particulares regulares, mediante pagamento de taxa, o que inviabiliza o negócio.

Um dos comerciantes que solicitou apoio do vereador é Luiz Almeida, que atua há mais de 25 anos na cidade. "Todos que trabalhamos com o conserto de eletroeletrônicos enfrentamos a mesma dificuldade. Aqui no meu comércio por exemplo, convivo diariamente com cerca de 30 toneladas de lixo eletroeletrônico, entre televisores, rádio e micro-ondas, que não tenho onde destinar e não tenho condições de pagar pelo descarte. Por isso pedimos apoio do Poder Público".

Segundo Ramim, a situação se agravou desde o dia 5 de dezembro, quando a programação dos canais abertos de televisão passou a ser transmitida apenas pelo sinal digital em Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Itaporã e Vicentina, desativando grande quantidade de TVs analógicas.

Em Dourados, a prefeitura já oferece aos cidadãos alternativas para descarte correto de alguns resíduos como forma de preservar o meio ambiente e evitar focos de doenças e criadouros de insetos. Entre o lixo arrecadado estão os resíduos resultantes de poda de árvores, galhos e jardinagens, descarte de pneus, resíduos recicláveis, pilhas e baterias de celulares.

São três Ecopontos de galhos, um de Resíduos Recicláveis, um de Pneus e mais de 100 pontos espalhados pelas cidades de coleta de pilhas. Ainda, um outro de coleta de Resíduos de Construção Civil está em processo de implantação.

O vereador solicitou também que a coleta de lixos eletrônicos que aconteceu na semana passada seja realizada periodicamente e aconteça também nos bairros, para garantir que o maior número de lixo seja recolhido.

"O atendimento da nossa solicitação só tem a contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, precisamos preparar nossa cidade para o futuro. Além de apoiar os comerciantes, que encontram essa dificuldade no exercício da profissão, precisamos de um Ecoponto específico para esta finalidade, que vai prevenir a contaminação do meio ambiente, evitando o descarte inadequado desses produtos", finalizou o vereador. (Da assessoria parlamentar)

Na última quinta e sexta-feira, o IMAM coletou cerca de 15 toneladas de lixo eletrônico na Praça Antonio João (Foto: Assessoria)