Prefeitura assume compromisso com reivindicações de Itahum
10/04/2015 08:44

Elias Ishy e outros vereadores acompanharam a reunião do prefeito Murilo Zauith com moradores do distrito

O vereador Elias Ishy (PT) e outros vereadores acompanharam na terça-feira (07) a reunião do prefeito Murilo Zauith (PSB) com representantes do distrito de Itahum. O prefeito assumiu o compromisso de realizar um mutirão para recuperar as ruas do distrito, fazer roçadas e limpeza, instalar redutor de velocidade na entrada do distrito e quebra-molas nas localidades indicadas pelos moradores, ações essas que a Prefeitura ficou de executar rapidamente.

Foi informado também que as obras da Unidade Básica de Saúde e da praça estão sendo retomadas e que as empresas responsáveis já estão reiniciando os trabalhos.

Quanto à reivindicação de mudanças na nomenclatura de ruas, ficou combinado que a Escola Antônio Vicente Azambuja fará um estudo e apresentará proposta de nomes que contemplem a história do distrito e a Câmara assumiu o compromisso da aprovação destas mudanças.

Em relação à solicitação de um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para o distrito, a Secretária Municipal de Assistência Social Ledi Ferla relatou que a dificuldade é financeira, pois o custo mensal do Cras gira em torno de R$ 40 mil, mas sinalizou a possibilidade de levar ao distrito ações para atender as demandas apresentadas pela comunidade.

O prefeito relatou ainda que está sendo encaminhado projeto para construção de loteamento habitacional em Itahum, com o objetivo de atender aos trabalhadores das usinas e contribuir para o desenvolvimento do distrito, e também convidou os assentados a participarem da Feira da Agricultura Familiar, que é realizada semanalmente no bairro Izidro Pedroso em Dourados.

Elias Ishy ressaltou a importância da mobilização dos moradores em defesa do Distrito e cobrou do Executivo que as ações de manutenção de ruas e estradas rurais sejam planejadas no sentido de considerar os períodos críticos de chuva e que seja garantida a sua execução.

MOBILIZAÇÃO

A comissão de representantes de Itahum foi formada por José Gabriel de Matos (presidente da Associação de Moradores), Izabel Cardoso Pereira, Paulo Marques Paz do Nascimento e Roberto Machado.

A reunião com o prefeito é resultado de uma mobilização que principiou nas redes sociais com as iniciativas de alunos, professores e coordenação da Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, que têm realizado um trabalho registro fotográfico e divulgação das necessidades do distrito de Itahum. Estudantes e coordenação da escola estiveram presentes à sessão da Câmara do dia 23 de março, quando levaram os problemas do distrito ao conhecimento dos vereadores e com o agendamento da reunião com o prefeito, procederam a elaboração de uma lista com as reivindicações.

“É louvável esse envolvimento da coordenação e dos alunos da escola Antônio Vicente Azambuja, pois iniciativas como essa despertam nos jovens o sentido de responsabilidade e de mobilização, primordiais para o exercício da cidadania”, destaca Ishy.

As demais reivindicações apresentadas, a administração municipal ficou de avaliar.

Em reunião acompanhada pelos vereadores, o prefeito Murilo Zauith garantiu aos moradores de Itahum atendimento a algumas reivindicações (Divulgação)