Prefeito sanciona Lei de Sergio Nogueira que institui a campanha Fevereiro Roxo em Dourados
Prefeito Alan Guedes e vereador Sergio Nogueira durante ato de sanção da Lei
Foto: Valdenir Rodrigues
12/03/2021 13:32

Em ato realizado nesta sexta-feira, 12, o prefeito de Dourados, Alan Guedes (Progressistas), sancionou a Lei nº 4595 que institui a campanha Fevereiro Roxo no município, em alusão à conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. O projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, é de autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB).

São três doenças diferentes, mas que têm em comum o fato de não terem cura. O objetivo da campanha é frisar que, apesar de uma doença ser incurável, não significa que o portador não possa ter qualidade de vida. “O Fevereiro Roxo faz um alerta, além de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. Além da adesão ao laço roxo, símbolo da campanha, em órgãos públicos e instituições, com a lei instituída, poderão ser desenvolvidas campanhas de visibilidade, conscientização e esclarecimentos", ressaltou Sergio Nogueira.

A data será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Dourados. O Lúpus é uma doença autoimune, acontece quando o próprio sistema imunológico começa a atacar os órgãos e tecidos saudáveis do organismo – praticamente como invasores externos. A Fibromialgia é uma doença reumatológica e hereditária, sendo mais comum afetar mulheres com cerca de 30 a 60 anos, contudo, em alguns casos, pode surgir na infância ou na adolescência. Já o Alzheimer afeta várias regiões do cérebro, resultando em perda de memória recente e falta de coerência na fala, uma doença que atinge principalmente os idosos, sendo assim, o quadro clínico pode ser confundido com os sintomas comuns da idade.

Durante o ato, o prefeito Alan Guedes ressaltou a importância da Lei e afirmou que a prefeitura municipal realizará a campanha de conscientização e educativas já no próximo ano. “Parabenizo o vereador Sergio Nogueira pela propositura desta Lei que ajudará inúmeras pessoas a identificarem no início dos primeiros sintomas das doenças autoimunes e isso demonstra a sensibilidade do parlamentar que está sempre próximo e atento às dores das pessoas”, enfatizou.

O autor da Lei, vereador Sergio Nogueira, destacou que o diagnóstico precoce, bem como a identificação dos seus sinais, sintomas e orientações sobre as maneiras de melhorar a qualidade de vida dos portadores são essenciais. “Todas essas doenças podem ser retardadas com o início rápido do tratamento adequado. Precisamos levantar esta bandeira em nosso município e contribuir com a qualidade de vida desta comunidade", finalizou.