Por reciclagem de 4 toneladas/mês, Idomeno Justino vence premiação
Voluntário é agraciado hoje (23) com prêmio Coração Verde, concedido anualmente a amigos do meio ambiente
Idomeno Justino, goiano, realiza projeto em parceria com Cáritas Diocesana de Dourados
Foto: Arquivo/Diário MS
23/10/2023 10:42

O prêmio Coração Verde, que homenageia pessoas físicas ou jurídicas que tenham relevantes serviços prestados em favor da preservação ambiental, entregue anualmente pela Câmara Municipal de Dourados, terá Idomeno José Justino como ganhador da edição de 2023. Ele trabalha mensalmente com aproximadamente três a quatro toneladas de materiais recicláveis, boa parte de lixo eletrônico, e será agraciado pelo Poder Legislativo hoje (23), durante o intervalo da 36ª sessão ordinária, a partir das 15h.

Justino é nascido em Itajá-GO e vive em Dourados há 36 anos. Mudou para cá para trabalhar em uma empresa de informática, onde diariamente via materiais eletrônicos serem descartados, nem sempre adequadamente, o que acendeu um alerta nele. “Em 2010, em parceria com um ex-sócio, encampamos a ideia de recolher esses materiais e dar destinação correta a eles. Esse trabalho foi iniciado com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam)”, relembra. Foi aí que começou seu voluntariado de preservação ambiental por meio de trabalho com materiais recicláveis.

Tudo começou no espaço do depósito de pneus de Dourados, que ficava em frente ao Imam. Com a desativação do local, os trabalhos foram transferidos para o quintal da casa de Justino, sede do projeto por oito anos. “E por meio de parceria com a Cáritas Diocesana de Dourados, que cedeu o espaço no qual atendemos atualmente, conseguimos expandir nossas atividades, passando a receber não apenas resíduos eletrônicos, mas também quaisquer materiais recicláveis, inclusive roupas, calçados e itens de uso doméstico, materiais esses que são destinados a famílias carentes”.

Coração Verde
O prêmio Coração Verde foi instituído pelo Poder Legislativo douradense em 2002, mediante Decreto Legislativo 242/02, para reconhecer publicamente iniciativas de estudo, pesquisa, divulgação, conscientização, conservação, melhora do aspecto urbanístico e adequação de equipamentos com vistas a diminuição de danos socioambientais.

A partir de decisão de uma comissão julgadora – corroborada por Ato da Presidência 11/23, assinado pelo vereador Laudir Munaretto (MDB) e publicado em Diário Oficial – o prêmio da edição de 2023 vai para Justino. A comissão, reunida em 28 de setembro, foi formada por: Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Comissão julgadora do prêmio, o qual existe desde 2002, reuniu-se em setembro (Foto: Valdenir Rodrigues/CMD)

Texto/Fonte: Assessoria/CMD