Por conta de reformas, Câmara vai funcionar em sede provisória
- Casa aguarda adequações em espaço de antigo supermercado no shopping e mudança deve ocorrer em até 60 dias -
Câmara irá funcionar provisoriamente no antigo espaço do Abevê, no shopping Avenida Center
Foto: Francielle Grott
02/03/2023 12:15

Em obras de reforma e ampliação, a sede da Câmara Municipal de Dourados vai passar a funcionar, provisoriamente, no espaço que abrigou por muitos anos um supermercado, no interior do shopping Avenida Center, nas proximidades da sede atual. A mudança deve ocorrer num prazo de até 60 dias, assim que concluídas as adequações necessárias do espaço para abrigar o plenário, gabinetes dos vereadores e demais setores da estrutura administrativa do legislativo municipal.

O presidente Laudir Munaretto (MDB) explica que depois de cinco meses de buscas e visitas a vários prédios na cidade, optou-se pelo espaço do antigo supermercado, cujas características atendem às necessidades da Câmara. Ele conta que as despesas com as obras de adaptações físicas do espaço serão custeadas pela contratada, a empresa que administra o shopping.

“Fizemos uma pesquisa na cidade e não encontramos um local que comportasse a Câmara, buscamos prédios públicos do município e do Estado, privados, mas não localizamos um espaço que se adequasse às necessidades da Casa, que precisa comportar mais de 200 servidores”, explicou Laudir.

É importante salientar que avaliação do valor que deve ser pago é designado pela Comissão de Avaliação da Prefeitura e a Câmara Municipal de Dourados pagará abaixo. Além disso, o pagamento só será feito após a mudança provisória oficial. O aluguel será de R$ 63 mil mensais. Vale ressaltar ainda que antes de fechar a locação do imóvel no shopping, a Câmara estava avaliando um prédio de 900 m², afastado do centro e cujo valor do aluguel seria maior.

“O espaço, que tem 2.450 m², já terá todas as adequações necessárias para a nossa mudança, então não teremos nenhuma despesa adicional, como construção de salas, plenário, elétrica, ou seja, entregarão a parte logística de acordo com as necessidades da Câmara”, ponderou Laudir.

É importante salientar que o espaço onde funcionará a sede provisória do Legislativo “está pronto para atender às normas de acessibilidade, laudos do Corpo de Bombeiros, segurança, que devem ser seguidas por prédios da administração pública”, enfatizou o presidente da Câmara.

“Prezando pela total transparência das ações, todo o processo licitatório está pronto e disponível para os cidadãos que quiserem acompanhar os detalhes do trâmite”, diz, observando ainda que além disso, o processo será encaminhado para análise do Tribunal de Contas.

A edição desta quinta-feira (02) do Diário Oficial do Município publica Termo de Ratificação que dispensa de licitação da despesa de locação do imóvel comercial, afim de realocar provisoriamente a sede e toda estrutura da Câmara Municipal. O contrato terá duração de 24 meses. A contratada é a BERTT Administração de Bens Próprios Ltda.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD