População quer continuar elegendo diretor escolar no voto, diz Madson
20/11/2017 10:22

20/11/2017 10h21 - Por: Assessoria

A iminência de envio de um projeto para acabar com as eleições de diretores escolares está colocando os profissionais da Educação em situação de alerta, de acordo com o vereador Madson Valente (DEM). Caso isso ocorra, "será um retrocesso, indo em desencontro com a política nacional de Educação em sua meta 19, representando um contrassenso".

Na última sexta-feira (17) Madson participou de uma plenária na Câmara de Dourados com os diretores escolares, em conjunto com os vereadores, onde discutiram os impactos desta iniciativa para sociedade.

"Se o envio deste projeto vier se efetivar, representará literalmente o descompromisso total deste governo com a política de evolução da educação, pois todo município está sentindo os impactos de um ano letivo totalmente perdido em 2017, visto que os profissionais da educação estão submetidos à retirada de direitos historicamente conquistados, tais como PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), piso nacional, que foi retirado recentemente, e agora esta ameaça de retirar o processo democrático de eleição de diretor. Isso é absurdo", disse Madson na plenária.

O vereador considera que medidas como estas representam, em primeiro lugar, uma retaliação aos profissionais da educação, que durante todo este ano vem manifestando contrário a política do governo municipal com relação a categoria. Entretanto, Madson alertou os pais e alunos que, ao retirar o processo democrático, significará quedas na qualidade da merenda e manutenção das escolas, pois as eleições emanam da comunidade escolar, que tem o poder de questionar a autoridade. "Daí pergunto: será que um diretor nomeado terá fidelidade a comunidade escolar? Será que vai questionar por exemplo a qualidade da merenda? Analiso que não, pois o compromisso do diretor nomeado será com o governo municipal e não com a comunidade, isso é política atrasada", desabafou.

Madson acredita que o seu posicionamento firme em defesa da democracia, aliado a outros colegas vereadores, fará com que o atual governo venha demover do propósito. "Esperamos que o governo nos ouça, pois representamos o sentimento da população. Queremos continuar elegendo nossos diretores de escolas e assim continuar aprimorando sempre o processo democrático", comentou.

Madson apoia a eleição de diretores pela comunidade escolar (Foto: Divulgação)