Poeta Emmanuel Marinho recebe hoje o Prêmio Ildefonso Ribeiro
Poeta e escritor Emmanuel Marinho foi o escolhido este ano para receber a homenagem do Legislativo Municipal
29/08/2022 09:08

Será nesta segunda-feira (29), no intervalo da sessão ordinária, às 18h, a solenidade de entrega do "Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva" - Edição 2022. Este ano, o poeta e escritor Emmanuel Marinho foi o escolhido pela comissão julgadora, formada por representantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Grupo Literário Arandu e Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados).

Os currículos foram avaliados segundo os critérios estabelecidos pela comissão, como abrangência e importância temática das obras, cunho regionalista, número de livros e artigos regionais publicados.

O “Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva” foi instituído por meio do decreto legislativo nº 656, de 22 de junho de 2010 e é destinado a agraciar escritores do município de Dourados que tenham se destacado na produção literária sul-mato-grossense.

BIOGRAFIA

Emmanuel Marinho iniciou a carreira em meados da década de 1970, ainda na adolescência, quando concebeu o primeiro poema “Índia Velha”. Fez muito sucesso na geração de jovens que viviam sobre o clima criado pelo governo militar, ganhou reconhecimento na composição de poemas, com destaque também na edição em livros e na interpretação deles no teatro e na música.

Formado academicamente em Psicologia e pós-graduado em artes cênicas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), é uma figura importantíssima para a cultura acadêmica douradense, tendo suas obras como obrigatória nos vestibulares, mestrados e doutorados das universidades locais como a UFGD, UFMS, UNESP e USP. Pesquisando a cultura sul-mato-grossense, Marinho desenvolveu uma linguagem artística entre o teatro, a música e a literatura. Deste trabalho resultou a publicação de oito livros, um CD e vários espetáculos teatrais. Seus poemas e músicas tratam de questões como a política regional, a questão indígena e a cidade de Dourados, mas apresenta, principalmente, temáticas universais: amor, terra, vida, desigualdade, pão, poesia...

OBRAS

Livros: Ópera 3 (1980), Cantos de Terra (1982), Jardim das Violetras (1983), Margem de Papel (1994), Satilírico (1995), Caixa de Poemas (1997), Caixa das Delícias (2003) e Encantares (2015).

Música: gravou o disco Teré, que reuniu nomes singulares da música brasileira - Itamar Assumpção, Paulo Lepetit, Toninho Ferragguti, Alzira Espíndola, Pedro Luis e a Parede, entre outros. Em 2015 lança o CD ENCANTARES em parceria com Paulo Lepetit

Teatro: criador e intérprete dos espetáculos "Margem de Papel", "O Encantador de Palavras", "Satilírico", "Solo para Palavras e Sanfona de Brinquedo", "Tudo Porã por Aqui", "Porã", "A Bicicleta do Poeta", "Encantares", "Com a Palavra, o Poeta!" espetáculos solo, com encenação e texto do poeta.

PRÊMIOS

Prêmio Marçal de Souza - Pela Defesa dos direitos humanos, concedido pela Câmara Municipal de Dourados – MS, em 1995

Cidadão da Paz, concedido pela Comunidade Bahá'i do Brasil em 1996, e novamente o Prêmio Marçal de Souza - Pela Defesa dos direitos humanos concedido pela Assembleia Legislativa de MS em 1997. Prêmio Funarte de Circulação Literária.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD