Pista de caminhada ao redor do Clube Nipônico atenderá região do Grande Flórida
Solicitação da comunidade, por meio do vereador Elias Ishy, esta obra garantirá à população saúde, lazer e segurança
O Clube Nipônico cedeu a calçada ao redor da sede campestre para a obra da pista de caminhada
Foto: Assessoria
30/03/2021 12:09

Em uma articulação realizada desde junho do ano passado, o vereador Elias Ishy (PT) encaminhou à prefeitura de Dourados e ao deputado federal, Vander Loubet (PT), uma indicação para a construção de uma pista de caminhada, uma academia ao ar livre, entre outros equipamentos, na região conhecida popularmente como “Grande Flórida”.

Via emenda parlamentar, o deputado se comprometeu com a viabilização de recursos financeiros e o projeto também já conta com o aval da prefeitura. Alguns detalhes foram acordados durante uma reunião na semana passada. O Clube Nipônico cedeu a calçada ao redor da sede campestre para a obra, portanto, ela será construída no quadrilátero que envolve as ruas Bertoldo Miranda Barros, Manoel Alves dos Santos, Gen. Castelo Branco e Indaiá.

Bem localizada geograficamente, a área encontra-se no ‘coração’ dos bairros: Jardim Flórida, Altos do Indaiá, Panambi Verá e Jardim das Primaveras, contemplando uma população de aproximadamente 15.000 pessoas. Para Ishy, a construção desta pista se faz necessária pela valorização de toda a cidade, além de pensar na qualidade de saúde, vida e segurança de todos.

A porta de entrada para muitas pessoas que querem aderir a um estilo mais saudável é a caminhada. Segundo pesquisadores da ATVB (Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology), caminhar diminui em 7,2% o risco de hipertensão, o colesterol alto em 7% e doenças coronarianas de 9% a 12,3%.

“Idosos e pais com crianças acabam por praticar a caminhada na rua correndo sérios riscos de acidentes. Sem contar que o projeto vai valorizar muito os locais de intervenção e atender a questão econômica da região, em que muitas pessoas não possuem condições para frequentar uma academia. Lembrando que, atualmente, com a pandemia, a prática de exercícios são benéficas, mas sempre respeitando o distanciamento”, finaliza o vereador.