Pedro Pepa solicita informações sobre Rio Dourados
01/04/2015 08:28

Degradação ambiental do principal rio da região preocupa o vereador do Democratas

Após questionamentos de moradores, o vereador Pedro Pepa (DEM) encaminhou na semana passada requerimento à Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) solicitando informações sobre a degradação ambiental do Rio Dourados. A solicitação do vereador do DEM também é motivada pela preocupação ambiental, principalmente neste momento em que a crise hídrica se torna um problema para as autoridades.

No documento, Pepa questiona a concessionária sobre quais as ações e projetos ambientais desenvolvidos em prol da preservação do rio, tendo em vista que diariamente é retirada grande volume de água do mesmo para o abastecimento da cidade.

“Sabe-se que a Sanesul tem diversos projetos sobre a questão ambiental, servindo como uma espécie de compensação ao uso do rio, porém, queremos saber o que é feito no quesito ambiental para que o rio seja preservado”, destacou o vereador do DEM.

Ainda conforme o vereador, o requerimento tem também o objetivo de obter informações sobre a existência ou não de projetos de compensação ambiental no Rio Dourados. De acordo a resposta da Sanesul, Pepa pretende desenvolver um projeto que vise chamar a atenção da empresa sobre a necessidade de se ampliar às ações de preservação ambiental no sentido de proteger o Rio Dourados, que é um dos grandes patrimônios ambientais do município.

“O Rio Dourados abastece 80% da população douradense, por isso é imprescindível que lutemos juntos para que possamos realizar esse levantamento e preservar o rio e seu entorno”, destacou Pepa.

O Rio Dourados nasce no município de Antônio João, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, e tem 370 quilômetros de extensão, banhando 12 municípios, até desaguar no Rio Brilhante. Está inserida em uma área de relevos planos com solos férteis, ótimos para a agricultura.

Vereador Pedro Pepa cobra da Sanesul ações de proteção ambiental no Rio Dourados (Divulgação)