Pedro Pepa comemora aprovação de projeto para construção do Hospital Regional em Dourados
06/07/2017 12:08

06/07/2017 12h07 - Por: Assessoria

O vereador Pedro Pepa (DEM) comemorou, junto ao deputado federal Geraldo Resende (PSDB), a aprovação do projeto de construção do Hospital Regional de Dourados. O hospital é um sonho antigo do vereador, que previa o crescimento do município e da demanda na saúde.

Desde a época em que ele atuava como conselheiro de saúde, Pepa via a necessidade de Dourados possuir um Hospital Regional de grande porte, para atender com eficiência toda a população do sul de Mato Grosso do Sul.

"No início de 2000, enquanto conselheiro municipal de saúde, já havia a cobrança, pois sabíamos do potencial de crescimento de Dourados e a necessidade de ampliar o atendimento com eficiência para a população", comentou Pedro Pepa.

Após tornar-se vereador e presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara de Dourados, Pepa afirmou que as cobranças aumentaram, devido à precariedade do atendimento em saúde, apontando que a única forma de resolver a situação seria a construção do Hospital Regional.

"A obra só será possível pelo empenho do deputado federal Geraldo Resende e do Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que tem conhecimento da situação que passamos em nosso município. A ação deles atende uma vontade antiga que tenho", ressaltou o vereador. "Eu luto todos os dias por melhorias na saúde de Dourados, enfrentando problemas e, na medida do possível, apresentando soluções", complementou. Obra e atendimento

Pepa explica que a unidade especializada será edificada com recursos federais e estaduais, totalizando um investimento de R$ 27,2 milhões. Nessa primeira etapa serão investidos R$ 22,7 milhões, sendo R$ 6,7 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

O Hospital Regional de Dourados será ponto de atenção, prioritariamente, da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da Rede da Pessoa com Deficiência.

A unidade de referência terá perfil assistencial de hospital geral, que priorizará as linhas de cuidados de urgência, emergência, cardiologia, nefrologia, oftalmologia e cirurgia geral.

A unidade será contemplada com 71 leitos distribuídos em enfermaria masculina e feminina, isolamento, UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, isolamento, pediátrica e isolamento pediátrico. E ainda de leitos de observação adulto, centro cirúrgico e obstétrico, farmácia, unidade de nutrição, anexo de serviços, pronto atendimento e observação de isolamento, recuperação e pós-anestésica e recuperação de endoscopia, totalizando uma área de 6.022 m².

A informação foi repassada para o vereador pelo deputado federal Geraldo Resende (Foto: Eder Gonçalves)