Parquímetro é tema de reunião da Comissão de Trânsito da Câmara
07/08/2015 08:58

Vereadores da Comissão defendem qualidade na prestação dos serviços oferecidos pela concessionária e cobram transparência

A prorrogação do contrato para exploração do serviço, o reajuste no valor pela hora de utilização do estacionamento e as condições dos equipamentos são alguns questionamentos que a Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara de Dourados está fazendo à Concessionária Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento Ltda., que explora os serviços de parquímetro na cidade.

Em reunião na manhã desta quinta-feira, os vereadores Raphael Matos (PTB), Bebeto (PDT) e Nelson Sudário (PSC), respectivamente, presidente, vice e membro, discutiram sobre as condições do serviço de parquímetro e definiram pelo envio de expediente ao prefeito Murilo Zauith (PSB), com cópia à empresa exploradora do serviço.

Raphael Matos observou que o contrato entre município e a empresa venceu recentemente e foi prorrogado por meio de aditivo, “sem uma ampla discussão, como ocorreu em relação ao transporte coletivo, apenas no Conselho Municipal de Transporte e Trânsito”. Desde o dia 1º deste mês de agosto, a hora de uso do estacionamento passou de R$ 1,30 para R$ 1,80.

“Aliada à boa qualidade na prestação do serviço é preciso que haja transparência, para que a população, principalmente, tenha conhecimento do que e pelo que está pagando e, sobretudo, dos seus direitos”, pondera o presidente da Comissão, que também está requerendo cópia do contrato firmado entre a prefeitura de Dourados e a empresa Caiuá.

Pelo contrato anterior consta a oferta de aproximadamente 1.200 vagas de parquímetro em Dourados. Mas há informação de que a quantidade pode ser ampliada até 3 mil vagas, aumentando a área de abrangência no centro da cidade.

O vereador Sudário, por sua vez, questiona qual o retorno que a empresa oferece à cidade. “Até aonde sabemos, não há informação sobre a destinação dada à arrecadação com os parquímetros. Por certo, não deve ser na manutenção dos equipamentos, pois, como todos podem ver, estes apresentam desgaste pelo tempo de uso”, diz o vereador.

TRANSBORDO

A Comissão de Trânsito da Câmara também vai questionar a Viação Dourados, concessionária do transporte coletivo, sobre o tempo de viagem da Cidade Universitária até o terminal de transbordo, no centro. Alguns acadêmicos estariam sendo prejudicados pela demora e tendo que pagar uma segunda passagem para chegar ao seu destino final.

Reclamações sobre parquímetro motivam questionamentos da Comissão de Trânsito da Câmara de Dourados (Foto – Thiago Morais/CMD)